De acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (30) na revista de acesso aberto PLOS ONE, assinado por Joseba Rios-Garaizar, do Museu Arqueológico de Bilbao, na Espanha, e outros estudiosos, as populações de Neandertais na Península Ibérica começaram a ser extintas mesmo antes da chegada do Homo sapiens

Sabe-se que os Neandertais desapareceram há cerca de 40 mil anos, no entanto, muitos detalhes de sua extinção permanecem incertos. Para elucidar a questão, cientistas acreditam que seja útil explorar como esses povos foram se modificando durante seus milênios finais.

No novo estudo, os pesquisadores espanhóis examinaram a distribuição de um grupo de ferramentas conhecido como Châtelperronian, que é considerado único para certas populações de Neandertais na França e na Península Ibérica.

Ferramentas selecionadas do Châtelperronian em Aranbaltza II (Barrika, Espanha). Imagem: Rios-Garaizar et al., 2022, PLOS ONE

Foram analisados mais de 5 mil restos de ferramentas chatelperronianas de um local chamado Aranbaltza II, em Barrika, cidade espanhola no norte da Península Ibérica, datando de cerca de 45,5 mil anos atrás.

Ferramentas neandertais descobertas não surgiram na Península Ibérica

Comparando esse sítio arqueológico com outros locais de ferramentas neandertais próximos, eles documentam que o sistema Châtelperronian não se sobrepõe no tempo com as tecnologias neandertais mais antigas na região, sugerindo que as ferramentas chatelperronianas não foram desenvolvidas a partir da tecnologia ibéricas anteriore. Em vez disso, se originaram em outros lugares antes de migrar para a região. Eles também descobriram que as ferramentas chatelperronianas aparecem antes das primeiras ferramentas dos Homo Sapiens na Península Ibérica.

Com base nessas evidências, os pesquisadores sugerem que populações neandertais mais antigas desapareceram, levando seus estilos de ferramentas com eles, e foram mais tarde substituídas por diferentes grupos neandertais usando ferramentas chatelperronianas, provavelmente migrando da França. Por fim, essas populações foram substituídas pelo Homo sapiens. Eles propõem que esses padrões de extinção e substituição neandertal locais serão uma área importante para estudos futuros, pois poderiam ter desempenhado um papel significativo no declínio e morte dos Neandertais.

Neandertais com tecnologia chatelperroniana, segundo os autores, ocuparam a Península Ibérica do Norte há cerca de 43 mil anos. O território estava desocupado na época, após o desaparecimento anterior de grupos neandertais locais, juntamente com sua tecnologia mousteriana.