A SpaceX desenvolveu uma nova versão do foguete Super Heavy, que servirá de propulsor à nave orbital Starship em sua estreia – seja lá quando isso for. A empresa fundada por Elon Musk posicionou o novo protótipo em uma área conhecida como “esmaga-latas”, localizada em suas instalações no sul do Texas.
A entrega do foguete se deu hoje (31), alguns dias após a SpaceX decidir tirá-lo em partes da baia alta, apenas para montá-lo fora dela e devolvê-lo à estrutura completamente montado. Paralelamente, um segundo time de engenheiros vinha trabalhando no sítio de lançamento orbital (OLS), uma parte da Starbase adaptada para receber o novo modelo.
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A estrutura conhecida como “esmaga-latas” é… bem, uma estrutura mecânica que tentará esmagar a nova versão do Super Heavy, em um teste de resistência que simula as pressões encontradas em um voo para fora da Terra. Ela consiste de dois grandes braços de aço – um em cima e outro embaixo -, mas com capacidade modular para a implementação de braços adicionais. A SpaceX já começou a montá-la ao transportar também uma dessas partes para instalação.
O novo Super Heavy (B7) é o primeiro a usar os novos motores Raptor V2 – 33 deles, na verdade. Em relação aos protótipos anteriores, houve um aumento de aproximadamente 14% no espaço disponível para motores de propulsão (modelos como B3 e B4 só permitiam 29 motores Raptor).
Esses motores representam um avanço na relação custo/benefício do foguete da SpaceX: não apenas os novos motores trazem simplificações de design que devem reduzir o custo de fabricação, cada Raptor V2 conta com maior poder de propulsão inicial (thrust) do que seus predecessores: de 185 toneladas para pouco mais de 230 toneladas constantes; e absurdas 7,6 mil toneladas de aceleração inicial para decolagem.
Isso provavelmente exigiu alterações no design da parte inferior nesta nova versão do Super Heavy – a estrutura precisará ser bem resistente para compensar essa “pancada”. Visualmente, no entanto, o novo foguete não parece muito diferente dos antigos, então é de se esperar que tais mudanças tenham ocorrido em sua parte interna.
A SpaceX não divulgou nenhuma expectativa de testes – ou mesmo qual a natureza desses testes (além do “esmaga-latas”, testes de resistência criogênica, de calor, e de disparo estático ainda devem ser conduzidos), mas conhecendo a empresa, ela deve estar com um calendário bem acelerado para garantir que o novo Super Heavy tenha todas as qualificações técnicas necessárias.
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