Como se sabe, todo o modelo de negócios da SpaceX é baseado na reutilização de seus foguetes. Isso tem se mostrado viável à medida que os propulsores continuam a pousar com segurança para serem reutilizados mais tarde. 

No entanto, conforme os foguetes têm ficado maiores e mais pesados, mais difícil acaba sendo para eles pousarem diretamente no chão, como é o caso do novo Super Heavy, projetado para colocar a nave Starship em órbita.

Justamente pensando nele, a SpaceX desenvolveu uma nova maneira de capturar os foguetes sem danificá-los. Elon Musk, CEO da empresa, compartilhou um vídeo no Twitter mostrando como eles pretendem fazer isso.

No vídeo de 24 segundos de duração, uma simulação computadorizada mostra um SuperHeavy descendo de volta à Terra depois de colocar sua carga em órbita. A simulação, a propósito, se assemelha bastante a uma animação publicada no YouTube pelo canal C-Bass Produções em novembro do ano passado.

publicidade

Leia mais:

SpaceX diz que vai lançar a Starship a bordo do Super Heavy ainda em 2022

No material divulgado por Musk, vemos que o propulsor em si tem quatro aletas retangulares em seu topo, organizados em forma de uma cruz gigante na parte externa da carcaça do foguete. 

À medida que faz sua descida, o veículo se alinha a dois “braços” instalados na torre de lançamento e pouso, apelidada de “Mechazilla”. O processo se mostra muito mais desafiador do que as recuperações existentes, onde o foguete pousa em uma balsa autônoma ou numa plataforma em solo. 

A SpaceX divulgou recentemente uma atualização sobre o projeto Starship, sugerindo que a espaçonave deve voar ainda em 2022. Até lá, ainda há um longo caminho a percorrer antes que este sistema seja totalmente testado. 

Embora haja quem esteja questionando a dinâmica e a economia do sistema, uma coisa é certa: se existe uma empresa que já provou repetidamente ser capaz de superar desafios técnicos aparentemente imensos para lançar e recuperar seus foguetes, essa empresa é a SpaceX. Resta-nos aguardar para conferir o resultado dos testes na prática.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!