Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que a saúde mental dos adolescentes em idade de ensino médio passou por deterioração durante a pandemia da Covid-19. Um levantamento dos CDCs apontou que mais de um terço dos estudantes tiveram problemas com relação à saúde mental.

Os CDCs já relatavam que houve aumentos significativos de estudantes de ensino médio relatando questões relacionadas à saúde mental na última década. Entre esses relatos, estão sentimentos de tristeza, desesperança, ideação suicida e até mesmo tentativa de suicídio.

publicidade

10% dos estudantes tentou suicídio

Segundo os dados dos CDCs, um em cada cinco adolescentes considerou seriamente o suicídio, enquanto um em cada 10 estudantes tentou efetivamente tirar a própria vida durante a pandemia.

A saúde mental precária foi mais prevalente entre jovens da comunidade LGBTQIA+ e que estavam no ensino médio. “Os jovens estão em crise”, disse Kathleen Ethier, diretora da divisão de saúde escolar e adolescente do CDC.

publicidade

Leia mais:

Segundo Ethier, esses e outros dados mostram que jovens e suas famílias estiveram sob níveis inéditos de estresse durante a pandemia. Para ela, toda essa pressão motivou alguns jovens a buscarem soluções extremas para seus problemas.

publicidade

Ambiente escolar fez falta

Ambiente escolar fez bastante falta para parte considerável dos alunos. Crédito: Sumaia Vilela / Agência Brasil

De acordo com os pesquisadores, os adolescentes que se sentiam mais próximos das outras pessoas na escola ou mesmo no ambiente virtual, era significativamente menos propensos a relatar problemas referentes à saúde mental, mesmo durante a pandemia.

No entanto, jovens da comunidade LGBTQIA+ eram menos propensos a se sentirem conectados às pessoas em suas escolas na comparação com estudantes heterossexuais. Estudantes de minorias raciais, como jovens pretos, também sentiram maior dificuldade em se conectar com outros alunos.

publicidade

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!