A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro diminuiu o intervalo da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos de oito semanas para 21 dias nesta quinta-feira (18). O intervalo menor já englobava crianças a partir dos 12 anos e para crianças entre 5 e 11 anos com deficiência ou comorbidades.

A possibilidade de redução do intervalo entre as doses da vacina da Pfizer para crianças já vem sendo discutida no Ministério da Saúde pelo menos desde janeiro deste ano. A pasta de Marcelo Queiroga também estuda reduzir o intervalo de oito para três semanas.

publicidade

Novo intervalo está na bula

Pfizer e BioNTech planejam dose de reforço contra variante delta
Intervalo maior entre doses é previsto na bula da vacina da Pfizer. Foto: Tai Dundua/Shutterstock

O intervalo mais curto é previsto na bula da vacina da Pfizer e seria muito bem vindo em um cenário de retorno das aulas presenciais. O Rio de Janeiro, porém, é uma das primeiras capitais a aplicar a vacina com o intervalo reduzido, a decisão, porém, não vale para outras cidades do estado.

A capital fluminense já vacinou 27% das população entre 5 e 11 anos da cidade com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao mesmo tempo, 47% já tomaram as duas doses e outros 26% não tomaram sequer a primeira dose da vacina.

publicidade

Leia mais:

A diminuição do intervalo entre doses da vacina da Pfizer para crianças no Rio de Janeiro se dá após a divulgação de um estudo do Departamento de Saúde de Nova York, que apontou que a eficácia da versão pediátrica do imunizante diminuiu mais rápido em comparação com a dos adultos.

publicidade

De acordo com o estudo, a redução da eficácia foi maior justamente em crianças entre 5 e 11 anos. Os dados foram colhidos durante o surto da variante ômicron do vírus da Covid-19 na cidade estadunidense.

Via: CNN Brasil

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!