A Jeep apresentou nesta segunda-feira (4) seu primeiro carro eletrificado a ser vendido no Brasil: o Jeep Compass 4xe. Importado da Itália, o híbrido plug-in — cuja pronúncia correta é “four by e”, em inglês, a montadora faz questão de destacar — custa R$ 349.990 e já está disponível para venda em 40 concessionárias espalhadas pelo país.

No Brasil, o Compass 4xe é oferecido na versão Série S, a mais completa da gama do modelo, sem itens opcionais – ele é vendido na Europa desde o ano passado (e curiosamente é inédito nos EUA). Há quatro opções de cores: azul Shade, prata Glacier, preto e branco Alpine.

Jeep Compass 4xe
Stellantis/Divulgação

O motor a gasolina é um T270 turbocomprimido com 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Acoplado a um câmbio automático de seis marchas e um motor elétrico que funciona como gerador, ele gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.

No eixo traseiro, a Jeep instalou um motor elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm de torque, que permite ao Compass 4xe manter a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo. Caso a bateria fique em baixa carga, o motor da frente envia energia para o conjunto traseiro, mantendo a performance e a aderência.

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O Jeep Compass 4xe acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e possui velocidade máxima de até 206 km/h. Quando na tração elétrica pura, a máxima do SUV cai para 130 km/h.

Ainda hoje, a Jeep também anunciou que vai lançar em breve uma versão híbrida plug-in do Grand Cherokee. Nos EUA, a versão 4xe do utilitário é vendida com motor 2.0 turbo quatro-cilindros de 375 cv e bateria de 17 kWh.

Jeep Compass 4xe
Stellantis/Divulgação

Carregamento completo em 100 minutos

O híbrido plug-in da Jeep traz uma bateria com tensão de 400 volts, refrigeração independente e inversor de corrente integrado. De acordo com a montadora americana, o conjunto é protegido por um invólucro metálico que protege o motorista contra elementos externos, como imersão na água, evitando a possibilidade de choques elétricos. A autonomia 100% elétrica do Compass 4xe é de até 44 quilômetros.

A recarga também é simples e pode ser feita de duas formas. Na primeira, o motorista pode usar um carregador doméstico portátil e conectar a uma tomada de 110V ou 220V com três pinos. Neste regime, o utilitário demora entre 4 e 20 horas para ser realimentado. Já na segunda, há a opção por um carregador de parede (Wallbox) que dispensa instalação trifásica e possui potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa do carro em 100 minutos (no modo rápido) ou 450 minutos (no lento). O Wallbox é vendido à parte do automóvel.

Jeep Compass 4xe
Stellantis/Divulgação

Consumo de até 25,4 km/l e autonomia superior a 900 km

Em tempos de gasolina cara, o eletrificado da Jeep pode ajudar. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Compass 4xe possui um consumo urbano de 25,4 km/l, com autonomia de 927 quilômetros. Na estrada, o valor cai para 24,2 km/l. A montadora afirma, porém, que, dependendo do modo de condução, a economia de combustível pode chegar até a 50 km/l.

Nesse sentido, são quatro modos de pilotagem: Auto, Snow, Sand/Mud e Sport. No modo Auto, o carro analisa dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar melhor desempenho. O Snow é voltado para pisos escorregadios, adaptando o conjunto mecânico a situações de baixa aderência, enquanto o Sand/Mud prepara o Jeep Compass 4xe para trilhas enlameadas. Por último, o Sport oferece uma condução mais automobilística, com a potência combinada dos motores térmico e elétrico e a estabilidade da suspensão independente na suspensão com tração 4×4.

Um detalhe interessante no SUV é que, graças ao conjunto híbrido plug-in, a capacidade de reboque do eletrificado é de até 600 kg — 200 kg a mais do que a versão a gasolina e turbodiesel do Compass.

Jeep Compass 4xe
Stellantis/Divulgação

Design e segurança

Em termos de design, a versão eletrificada do Compass não se diferencia muito do SUV a gasolina. Por dentro, a Jeep reforçou as costuras para trazer uma ideia de exclusividade ao modelo híbrido plug-in, que traz um quadro de instrumentos 100% digital de 10,25” e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O carro também traz um sistema de visão 360º exclusivo com câmeras posicionadas sob os retrovisores, na grade do radiador e na tampa do porta-malas. Outros itens de série são: teto-solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semiautônomo, sistema Adas com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência.

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