O Google lançou uma atualização para a plataforma de navegação Maps que vai permitir aos motoristas que calculem as taxas de pedágios em rodovias interestaduais e federais ou cidades onde hajam cobranças. O recurso já está disponível em cerca de 2 mil estradas nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão e chegará ao Brasil “em breve”, segundo a companhia americana.

De acordo com o Google, o recurso foi concebido para facilitar ao usuário a escolha entre estradas regulares e com pedágio. “Viagens de longa distância, más condições de estrada e tráfego intenso podem piorar o humor de qualquer viagem”, afirma o diretor de produtos do Maps, Rubén Lozano-Aguilera, em publicação de blog. “Nesses momentos, você pode querer pegar uma estrada com pedágio.”

A ferramenta ficará visível ao usuário logo que for traçado um caminho na interface do Maps. Se houver pedágios na rota selecionada, o aplicativo calculará automaticamente o valor estimado do percurso. Segundo o Google, os dados serão coletados “graças a informações confiáveis das autoridades locais de pedágio”. Também serão levados em conta critérios como método de pagamento, dia da semana, custo para sistemas de cobrança eletrônicos e quanto a tarifa deve custar no momento específico em que o motorista fará a jornada.

O Google explica ainda que, caso o usuário não queira tomar um caminho com pedágios, o Maps irá mostrar as melhores gratuitas. Para isso, bastará ao motorista tocar nos três pontos no canto superior direito do campo para preencher as rotas e selecionar “Evitar pedágios”.

publicidade

A função de cálculo de pedágios era prevista para ser lançada desde agosto do ano passado. À época, a companhia americana consultava membros do programa de prévias para descobrir como fazer a instalação do recurso.

Recurso do Google Maps para cálculo de pedágios
Como vai funcionar o recurso para calcular taxas de pedágio no Google Maps (Google/Divulgação)

Apps que calculam taxas de pedágio

Enquanto a ferramenta do Google Maps para calcular pedágios não chega ao Brasil, o motorista pode testar alternativas. A empresa de serviços Sem Parar, por exemplo, fornece no site uma opção para calcular quanto custará sua viagem de carro, caso queira usar rotas com pedágios. A opção está disponível na seção “Trace sua rota” e é gratuita.

Outro aplicativo que calcula taxas de pedágio é o QualP, que está disponível para carros e caminhões e não apenas apresenta tarifas de passagem como custos relacionados à gasolina e quantidade de quilômetros por litro que será feito na jornada. Como o Sem Parar, o app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Crédito da imagem principal: DenPhotos/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!