Por Nelson Travnik*

Celebrando na próxima sexta feira (8), 100 anos do nascimento do grande astrônomo Jean Nicolini, com a presença de astrônomos de várias regiões do Brasil, terá lugar no Museu Aberto de Astronomia (MAAS), de Campinas, várias inaugurações que irão transformar o local no maior complexo astronômico pedagógico do País. 

Serão inaugurados a cúpula de 5m de diâmetro que pertenceu ao Jean e foi doada ao MAAS por Leonardo Nicolini, filho do Jean, um telescópio refletor de 400 mm doado pelo heliofísico Rogério Marcon e a grande luneta Steinheil alemã 175/2625 mm adquirida pelo MAAS do astrônomo Nelson Travnik de Campinas.  

Jean Nicolini e seu celostato – Foto: Neldo Cantanti

A programação terá início às 16 horas com a recepção aos convidados, seguindo a inauguração dos instrumentos, de uma exposição sobre os trabalhos do Jean e terminando com uma palestra às 20 horas sobre a vida e obras do Jean proferida pelo astrônomo e professor da Universidade Federal de São Carlos, Paulo S. Bretones. 

publicidade

Entre os convidados que virão a Campinas, está o geofísico e doutor em ciências, Sérgio Sancevero, responsável pelo canal “Ciência sem Fim”, que transmitirá o programa ao vivo do MAAS. 

O MAAS está situado a 1100 m de altitude desfrutando de excelentes condições para observação dos astros. Um planetário para 80 lugares, um Radiotelescópio e um Pavilhão Solar estão entre as várias atrações do local.

Quem foi Jean Nicolini?

Nasceu em São Paulo, capital, em 09/04/1922 e faleceu no dia 23/07/1991. Era filho de Noel Nicolini e Jeanne Cabrit, ambos de origem francesa. Era casado com Áurea Nicolini e teve dois filhos: Ulisses (já falecido) e Leonardo. Sua devoção à Astronomia aconteceu com a leitura dos livros de Camille Flammarion, “O Poeta do Céu”, o “Mestre de Juvisy”. 

Em 15/10/1948 com 26 anos fundava em São Paulo na Vila Olímpia, o seu Observatório do Capricórnio. Mais tarde ao se aposentar do Banco Francês e Brasileiro onde trabalhava, mudou-se para Atibaia transferindo todo o acervo do Observatório para essa cidade. Lá tentou construir outro Capricórnio, mas não conseguiu. 

Em 1976 recebeu convite do prefeito de Campinas, Lauro P. Gonçalves, para levar para lá seu Observatório e com ele trabalhar no recém-construído Observatório Municipal de Campinas. Seu Observatório foi então incorporado por convênio ao Municipal. Juntamente com seus colegas Guilherme Grassmann e Nelson Travnik, ajudou na fundação do Observatório Municipal de Americana, inaugurado em 04/08/1985. 

Leia mais:

Após seu falecimento, seu nome foi anexado ao Observatório Municipal de Campinas, seu nome foi dado à rodovia Americana-Nova Odessa, consta do Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica de Ronaldo Mourão e é o único brasileiro laureado pela Sociedade Astronômica da França com o Prêmio George Bidault d’ Isle. 

Publicou dois livros: “Marte, o Planeta do Mistério” e “Manual do Astrônomo Amador”, que continua sendo uma referência para os astrônomos amadores. Sua produção científica sempre esteve em evidência. Observou o Sol sistematicamente por 40 anos, foi “Standard Observer” pela American Association of Variable Stars Observers”, AAVSO, credenciado pela NASA – SMITHSONIAN INSTITUTION, no Projeto LION para observações lunares de apoio às missões Apollo, participou do “International Mars Committee” e colaborou com o Observatório de Meudon na França na determinação da rotação do planeta Vênus. 

Jean Nicolini exerceu sua vida dedicada à observação do céu e certamente seu espírito paira entre as estrelas que tanto amou.

* Nelson Travnik é astrônomo voluntário no Museu Aberto de Astronomia de Campinas e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!