Nesta terça-feira (12), a NASA anunciou que sua missão Atmosfera de Marte e Evolução Volátil (MAVEN, na sigla em inglês) e a missão Hope Probe, dos Emirados Árabes Unidos, estão abrindo caminho para uma maior colaboração científica e troca de dados entre os dois satélites de Marte.

Por meio dessa nova parceria, que incentiva o compartilhamento de dados entre os projetos, a agência acredita que os retornos científicos de ambas as naves espaciais, que atualmente estão orbitando Marte e coletando dados de sua atmosfera vão agregar valor para as pesquisas não apenas de ambos os países, como de toda a comunidade científica envolvidas na análise dos dados coletados pelas missões.

Simulação artística 3D da sonda MAVEN, em órbita ao redor de Marte. Imagem: NASA

Na órbita de Marte desde 2014, a sonda MAVEN tem a missão de investigar a atmosfera superior e a ionosfera do Planeta Vermelho, oferecendo uma visão de como o clima mudou ao longo do tempo.

“A MAVEN e a EMM estão explorando diferentes aspectos da atmosfera marciana e do sistema de atmosfera superior”, disse Shannon Curry, pesquisadora principal da MAVEN da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “Combinados, teremos uma compreensão muito melhor do acoplamento entre os dois, e a influência da atmosfera inferior na fuga para o espaço de gás da atmosfera superior”.

publicidade
Lançada em 2021, a sonda Hope estuda a atmosfera marciana em diferentes momentos do dia e estações. Imagem: Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos

Leia mais:

Já a sonda Hope (também chamada de EMM, sigla em inglês para Missão dos Emirados em Marte), que entrou na órbita de Marte em 2021, está estudando a relação entre a camada superior e as regiões inferiores da atmosfera marciana, fornecendo visões em diferentes épocas do dia e das estações.

“Desde o início da EMM, o projeto foi definido por fortes colaborações e parcerias internacionais”, disse Omran Sharaf, diretor de projetos da EMM. “A oportunidade de trabalhar ao lado de outras missões a Marte e obter maiores insights compartilhando nossas observações e trabalhando juntos para encaixar as peças do quebra-cabeça é uma que temos o prazer de tomar”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!