Os hábitos de consumo mudaram desde que a pandemia da Covid-19 começou, em março de 2020. Com o aumento das compras online, houve também um crescimento das reclamações sobre essa modalidade. O Procon-SP registrou 536% mais queixas nos últimos dois anos.

Em 2019, foram 78.419 reclamações dos consumidores a respeito de compras online, de acordo com o órgão paulista. No ano seguinte, o número subiu para 301.672 queixas. Já no ano passado, 2021, o Procon-SP somou 498.877 reclamações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11).

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“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, em entrevista à Agência Brasil

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Os consumidores reclamam, principalmente, de atrasos ou não entrega de produtos adquiridos pela internet. Em seguida, aparecem as cobranças indevidas. Outro problema nas compras online foi relacionado a vendas feitas em sites ou perfis de redes sociais falsos.

Pessoa realizando compra online com cartão de crédito
As compras online cresceram na pandemia e, junto com elas, as reclamações. Imagem: Negative Space

“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas”, destaca um comunicado da fundação.

Assim, a dica para os consumidores é realizar suas compras online sempre em lojas que tenham cadastro no sistema da instituição. Lá, há dados para o órgão defesa e assinatura da empresa com certificado digital.

Via: Agência Brasil

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