A pandemia da Covid-19 fez com que os consumidores aderissem cada vez mais às compras online. Mesmo com o relaxamento das medidas sanitárias em diversos lugares, o costume não vai embora. Uma pesquisa realizada pela IDC a pedido do Infobip observou que uma em cada três pessoas, na América Latina, compram online ao menos uma vez por semana.

Atualmente, quase 90% dos consumidores realizam compras online, segundo a pesquisa intitulada “Crie uma plataforma abrangente para uma boa experiência no cliente de varejo”. Ela comprova ainda que a pandemia foi um dos fatores que acelerou a venda de produtos pela internet.

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Também desde o começo da pandemia, há cerca de dois anos, 52% dos usuários percebeu uma melhoria no acompanhamento do pedido, seja o tempo de entrega, notificações e rastreio. E 48% dos entrevistados mencionou a confiança nas lojas online e canais de comunicação como motivo para voltar a comprar em um estabelecimento.

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Outro detalhe revelado pelo estudo é que esses consumidores que fazem compras online observam benefícios, como praticidade e comodidade, em relação à comunicação com os varejistas. Há outro dado interessante: 54% dos compradores se desapontam quando só há a opção de atendimento por telefone.

compras pela internet
A praticidade e a comodidade foram bem apontadas pelos consumidores. Imagem: Natee Photo/iStock

“Vivemos uma época em que a experiência do cliente é fundamental para o sucesso dos negócios. Por isso, construir um relacionamento e contar com o apoio de parceiros tecnológicos para construir uma estratégia que integre espaços físicos e virtuais e proporcione aos consumidores interações em tempo real é fundamental”, destacou Yuri Fiaschi, VP Global de vendas da Infobip.

O estudo ouviu mais de 5 mil consumidores pela América Latina. A Infobip, que encomendou a pesquisa, é uma empresa de comunicação em nuvem omnichannl.

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