Um aplicativo voltado para os usuários das estradas brasileiras será lançado até o fim deste ano pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O app, direcionado principalmente para caminhoneiros, contará com um “botão de pânico”. O dispositivo poderá ser acionado no caso de um acidente grave ou assalto.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-geral da PRF, inspetor Silvinei Vasques, afirmou que a tecnologia também vem auxiliando a PRF em outras frentes. Já são mais de 40 serviços disponíveis ao cidadão por meio da plataforma Gov.br.

Caminhão em Atibaia (SP)
Aplicativo da PRF será voltado principalmente para caminhoneiros. Imagem: Stefan Lambauer/Shutterstock)

Leia mais:

publicidade

Segundo Vasques, a interligação de sistemas das agências de trânsito, de transporte e de segurança pública criam grandes bancos de dados que alimentam as instituições policiais. “Então, é uma retroalimentação de informações, usando da tecnologia para minimizar custos, aumentar a nossa eficiência, a nossa presença e trazer ao cidadão mais segurança”, explicou.

O diretor-geral da PRF também falou sobre as parcerias com a iniciativa privada na questão de roubo de cargas e assalto a ônibus. “Nos locais onde as rodovias têm índice de segurança maior é natural que a economia se desenvolva melhor”, disse. Segundo ele, depois da concessão, a Avenida Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, teve redução de 90% no roubo de carga.

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!