A Mercedes-Benz acaba de revelar seu SUV totalmente elétrico EQS de sete assentos que compartilha a mesma plataforma do sedan de luxo que vimos aqui há algumas semanas. Sua estrutura é mais alta, um pouco mais larga e um pouco mais curta que o irmão EQS, mas a distância entre eixos é exatamente a mesma: 3.210 mm.

Então, temos 5.125 mm de comprimento, 1.959 mm de largura e 1.718 mm de altura em dimensões para o SUV elétrico da montadora alemã. Em termos de design, os principais elementos incluem uma grade do painel preto que se estende até a seção inferior do para-choque dianteiro (opcionalmente com um tratamento de padrão de estrela).

EQS, elétrico SUV da Mercedes, visto de frente
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

Já os faróis de LED angulares (opcional com a funcionalidade de luz digital da Mercedes) são acompanhados por uma barra de luz de LED horizontal, em uma composição familiar com outros modelos EQ. O desenho ainda conta com um grande capô em forma de concha, portas emolduradas e alças niveladas como padrão em toda a gama.

Alta tecnologia Mercedes-Benz

Por dentro, o SUV EQS é muito parecido com o sedan, com a mesma tela inteligente MBUX Hyperscreen de 1,40 m que combina sensores, câmeras, painéis OLED (e que opera em um processador de oito núcleos e com 24 GB de RAM) no modelo mais luxuoso. O sistema operacional MBUX suporta comandos de fala e pode receber atualizações de software sem fio. Há ainda purificação de ar avançada, várias opções de sistema de áudio premium, um head-up display de realidade aumentada, assistência de manobra de reboque e isolamento acústico extra para se manter silencioso em alta velocidade.

publicidade
Parte interna do SUV elétrico
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

Existem quatro modos de condução principais: Eco, Comfort, Sport e Off-Road, o último dos quais pode ser operado com ou sem o programa eletrônico de estabilidade ativado. O SUV é sustentado por suspensão dianteira de quatro braços e suspensão traseira multibraços com molas pneumáticas AirMatic da Mercedes e controle de amortecimento variável como padrão.

SUV da Mercedes visto de cima
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

As opções do trem de força são as mesmas do sedan – a tração traseira EQS 450+ começa a gama, com 364 cv e 568 Nm de torque, sendo o modelo com maior alcance: 660 km com uma carga. O próximo é o EQS 450 4Matic de motor duplo que tem os mesmos 364 cv e um torque maior, de 800 Nm, com um alcance ligeiramente menor: 613 km.

SUV com todas as portas abertas
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

O EQS 580 4Matic é o topo de linha atual, com 530 cv e 858 Nm de torque (e exatamente o mesmo alcance do EQS 450 4Matic). A Mercedes-Benz atualmente não lista o peso do SUV EQS ou qualquer número de desempenho. Todas as versões podem carregar até 200 kW, e o fabricante diz que isso pode adicionar até 250 km de autonomia em 15 minutos. Com lançamento a ser realizado ao final de 2022, o veículo deverá rivalizar com o Audi e-tron e o BMW iX.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!