Datsun pode retornar como marca de carros elétricos de baixo custo

Nissan anunciou fim da Datsun na semana passada, mas nome pode ser mantido como fabricante de carros elétricos, segundo publicação americana
Lucas Berredo02/05/2022 14h06
Datsun Go
Datsun/Divulgação
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Na semana passada, a Nissan anunciou o fim da Datsun, que havia sido ressuscitada em junho de 2013 como uma marca de carros de baixo custo para países emergentes como Rússia, Indonésia, Índia e África do Sul. Menos de dez dias após o anúncio do fechamento, no entanto, é possível que a marca seja renovada mais uma vez.

De acordo com informações da publicação americana Automotive News, uma fonte da Nissan explicou que a montadora japonesa vem debatendo o que fazer com o nome Datsun. E uma das opções seria fazer da marca uma fabricante de carros elétricos econômicos em um futuro próximo. A manutenção do nome ficou latente em um recente comunicado divulgado pela Nissan.

“Para milhares de proprietários no mundo inteiro, a Datsun continua a fornecer uma experiência de condução envolvente, tranquilidade de compra pelo preço certo e grande valor”, diz o texto. “Como parte da estratégia de transformação global da marca, a Nissan está se concentrando nos principais modelos e segmentos que trazem um benefício aos clientes, parceiros revendedores e negócios.”

A transformação da Datsun em uma marca de carros elétricos baratos não seria uma surpresa: atualmente, a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi tem em seu portfólio alguns dos modelos a bateria mais baratos do mundo. No ano passado, por exemplo, o Dacia Spring foi lançado na França por um preço-base de 12.403 euros (em torno de R$ 65,6 mil) com bônus ecológico do governo. Já no Brasil, a Renault promete revelar em breve uma versão elétrica do Kwid que será o modelo elétrico mais barato do país.

Datsun Go
Datsun Go vendido na Indonésia (Wikimedia/CC)

Marca construiu caminhões para exército japonês na 2ª Guerra e fez sucesso no rali

Embora seja relativamente desconhecida no Brasil, a Datsun é uma das marcas japonesas mais antigas, tendo sido fundada em 1914 com o nome de DAT. O acrônimo juntava os sobrenomes dos fundadores Kenjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi, que à época trabalhavam para uma companhia chamada Kwaishinsha Motorcars.

Em 1933, a Nissan adquiriu a DAT e a renomeou como “Datsun” (uma estilização para datson, “filho da DAT” em inglês), fazendo dela uma marca de microcarros. No início, a fabricante produzia modelos com motores de baixa cilindrada para uso urbano.

Após o início da guerra entre Japão e China em 1937, a fábrica da Datsun em Yokohama foi convertida em uma planta de caminhões, funcionando assim até 1947. Quando o país foi ocupado pelos Aliados, a marca passou a padronizar seus carros com mecânica britânica emprestada da Austin.

Datsun 240Z
Icônico Datsun 240Z venceu ralis nos anos 70 (Wikimedia/CC)

No pós-guerra, aliás, a Datsun fez sucesso particularmente no Reino Unido, com carros como o Cherry 100A e o Sunny 120Y. Mas foi com o icônico 240Z, introduzido em 1969, que a montadora japonesa ganhou os olhos do mundo, chegando a competir e vencer no Mundial de Rali.

No início dos anos, como parte de um processo para solidificar o nome Nissan no mercado mundial, a Datsun foi extinta. Ela só seria revivida 42 anos depois como uma marca para países emergentes, produzindo modelos como o Go, o mi-Do e o Cross.

Em novembro de 2019, as plantas da Datsun na Indonésia e na Rússia foram paralisadas e, neste ano, a Nissan anunciou o fechamento da fábrica em Chennai, na Índia, encerrando mais uma vez a trajetória dos carros japoneses (ao menos temporariamente).

Crédito da imagem principal: Datsun/Divulgação (Datsun Go no detalhe)

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Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital