Na última sexta-feira (29), data limite estipulada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para concluir a avaliação ambiental da expansão da Starbase (instalação da SpaceX em Boca Chica, no Texas), o órgão governamental anunciou mais um adiamento.

SpaceX Starship SN8 na plataforma de lançamento
Lançamento da Starship deve ser adiado mais uma vez em razão dos atrasos na conclusão da avaliação ambiental da Starbase pela FAA. Imagem: SpaceX

Com isso, a empresa terá que esperar ainda mais tempo para saber se os reguladores americanos aprovaram o lançamento de seu enorme foguete Starship a partir da nova plataforma.

publicidade

Originalmente programada para ser concluída até o fim de 2021, a entrega da análise já foi adiada quatro vezes, contando com esta. Segundo a FAA, seus especialistas estão tentando completar a avaliação ambiental do local de lançamento até 31 de maio. A justificativa é que a empresa de Elon Musk fez alterações no requerimento.

“A SpaceX fez várias mudanças em sua aplicação que requerem análise adicional da FAA”, diz o comunicado mais recente da estatal.

publicidade

Leia mais:

É em Boca Chica que o sistema Starship totalmente reutilizável é montado, e as instalações em rápido crescimento são fundamentais para os planos da SpaceX de usar o foguete em missões tripuladas à Lua e a Marte. De acordo com a empresa, as instalações de lançamento também serão usadas para outros esforços espaciais comerciais.

publicidade

Como essas instalações estão localizadas próximo a um refúgio nacional de vida selvagem que abriga tartarugas marinhas e aves migratórias, uma coalizão de 11 grupos ambientais assinou uma carta pública no fim de 2021 pedindo à FAA que examinasse a expansão proposta pela SpaceX na área. Em uma consulta pública, a FAA recebeu mais de 18 mil comentários sobre os impactos ambientais, que o órgão está analisando um a um.

Outra razão para o atraso foram os contínuos ajustes do projeto da nave espacial, segundo uma fonte anônima da agência de notícias Bloomberg, que revelou que, conforme as adequações feitas pela SpaceX, a FAA foi forçada a rever sua análise dos impactos ambientais.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!