Nesta quinta-feira (5), às 2h20 da manhã, pelo horário de Brasília, a cápsula SpaceX Crew Dragon Endurance desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS), encerrando a estadia de seis meses dos quatro astronautas da missão Crew-3 a bordo do laboratório orbital.

Tripulação da missão Crew-3 dentro da espaçonave Crew Dragon Endurance: Matthias Maurer (ESA), Tom Marshburn (Nasa) Raja Chari (Nasa) e Kayla Barron (Nasa). Imagem: SpaceX

Os astronautas da NASA Thomas Marshburn, Kayla Barron e Raja Chari, além de Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA), vão levar aproximadamente 24 horas para chegar à Terra

publicidade

Essa foi a missão de estreia de Barron, Chari e Maurer, e a terceira de Marshburn, que serviu como comandante da Expedição 67 do posto avançado em órbita. Ele entregou oficialmente as rédeas da ISS ao cosmonauta russo Oleg Artemyev durante uma cerimônia de troca de comando que aconteceu na tarde de quarta-feira (4).

Segundo o estimado, a cápsula Endurance vai mergulhar no Oceano Atlântico, na costa da Flórida, por volta da 1h43 de sexta-feira (6). A NASA TV está fazendo a cobertura da viagem, desde a saída da ISS até a chegada à Terra, pelo site da agência e no canal oficial no YouTube.

publicidade

Leia mais:

Tripulação da missão SpaceX Crew-3 conduziram mais de 200 experimentos na ISS

Lançada no topo de um foguete Falcon 9 em 10 de novembro do ano passado, a missão Crew-3 chegou à ISS no mesmo dia. Os quatro astronautas tiveram uma estadia bem agitada em órbita, trabalhando em mais de duas centenas de diferentes investigações científicas e conduzindo três caminhadas espaciais. 

publicidade

Eles também testemunharam um momento histórico no mês passado, com a chegada da tripulação da Ax-1, a primeira missão totalmente privada à ISS, sem a presença de nenhum astronauta de ativa de qualquer agência espacial federal. 

Três tripulantes pagantes e um funcionário da Axiom Space, Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA, voaram rumo ao complexo orbital a bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour, no topo de um foguete reutilizável Falcon 9, da SpaceX. Eles permaneceram 17 dias por lá, onde conduziram 25 experimentos relacionados a ciências humanas, saúde e física, entre outras áreas.

publicidade

Três dias após a partida da missão Ax-1, novos moradores chegaram à ISS. Os tripulantes da missão Crew-4 chegaram ao laboratório em órbita no dia 27 de abril, onde devem permanecer trabalhando por cerca de 180 dias, com retorno previsto para o fim de outubro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!