Em 21 de abril, a SpaceX executou o 12º lançamento do modelo B1060 do foguete Falcon 9, igualando a um recorde anteriormente atingido pela empresa. E, nesta sexta-feira (6), outro exemplar do foguete também vai chegar a esse número.

Dois foguetes Falcon 9 da SpaceX posicionados nas plataformas de lançamento. Mais um modelo desse veículo espacial vai atingir a marca de 12 voos nesta sexta-feira (6). Imagem: SpaceX/Divulgação

Um Falcon 9 de dois estágios, com 53 satélites de internet Starlink, está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, às 6h42 da manhã, pelo horário de Brasília. O lançamento será transmitido em tempo real pelo canal da SpaceX no YouTube.

publicidade

De acordo com o site da empresa, outra janela de lançamento estará aberta às 10h42, caso haja algum impedimento para a decolagem mais cedo.  Além disso, uma oportunidade de backup está disponível no sábado (7), às 6h20.

Leia mais:

Após a separação dos estágios, o propulsor do Falcon 9 retornará à Terra e pousará no navio drone A Shortfall of Gravitas estacionado no Oceano Atlântico, na costa da Flórida. As missões anteriores desse veículo foram: Crew Demo-2, ANASIS-II, CRS-21, Transporter-1, Transporter-3 e seis para a Starlink. 

Até o momento, a empresa de Elon Musk já lançou cerca de 2,5 mil satélites Starlink no total, com dez lançamentos feitos em 2022. E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!