Na segunda-feira (9), um foguete Long March 7 decolou do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, em Hainan, no sul da China, carregando a nave robótica Tianzhou 4. O lançamento aconteceu às 14h56, pelo horário de Brasília, e a cápsula chegou à estação espacial Tiangong cerca de 6,5 horas depois.

Lançamento da missão Tianzhou 4, que entregou toneladas de carga para a estação espacial da China na segunda-feira (9). Créditos: Space.com

Segundo informações da Administração Espacial Nacional da China (CMSA), a espaçonave de 10,6 metros de comprimento atracou no módulo Tianhe, atualmente desocupado, para entregar suprimentos, propelentes e experimentos científicos que serão usados pelos taikonautas da próxima missão tripulada Shenzhou 14.

publicidade
A nave de carga robótica Tianzhou 4, da China, atracando no módulo Tianhe. Imagem: CCTV+

No mês que vem, em data a ser divulgada, a missão Shenzhou 14 enviará três astronautas para passar cerca de seis meses a bordo do módulo central de 16,6 m de comprimento da estação, que já recebeu até agora duas outras missões tripuladas (Shenzhou 12 e Shenzhou 13) desde o seu lançamento, em abril de 2021.

Leia mais:

publicidade

A China planeja terminar a construção da estação espacial Tiangong até o final deste ano, um esforço que exigirá mais cinco lançamentos, dois deles específicos para a instalação de dois novos módulos no laboratório em órbita.

Esses módulos, chamados Wentian e Mengtian, se anexarão em ambos os lados de Tianhe, formando um posto avançado em forma de T com cerca de 20% da massa da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo as autoridades espaciais chinesas.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!