Assistente do Google poderá mudar sua senha automaticamente se ela vazar

Google testa recurso que permite ao Assistente alterar senha do usuário de forma automática caso ela tenha sido comprometida
Por Lucas Berredo, editado por Acsa Gomes 10/05/2022 09h33, atualizada em 11/05/2022 21h35
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está começando a testar um recurso no Android que permitirá ao Assistente mudar automaticamente a senha do usuário, caso ela tenha sido comprometida. O leaker Max Weinbach, do Android Police, atestou a novidade e compartilhou por meio de sua conta no Twitter.

De acordo com uma captura de tela, a ferramenta funciona da seguinte forma: se o usuário fizer um login em um site com senha comprometida, o Google exibe um aviso perguntando se o Assistente pode alterar a palavra-chave automaticamente. Em outra captura, uma caixa de diálogo solicita o usuário a deixar o assistente ajudá-lo na mudança de senha.

Anunciado no ano passado, durante o I/O, o novo recurso de segurança do Google é construído com base na tecnologia Duplex, projetada para efetuar tarefas rápidas no Android como comprar ingressos de cinema, fazer check-ins de voo e pedir comida. Ele automatiza as partes mais rotineiras do processo, como rolar, clicar nas páginas e preencher formulários.

A ferramenta não está disponível para todos os sites — o Google não publicou nenhum requisito para que os sites tivessem suporte a mudança de senha —, mas a ideia é que o processo seja gradualmente automatizado. Isto é, assim que uma senha comprometida seja verificada, o Assistente leve o usuário à página certa para alterá-la, assim como use o gerenciador integrado do Chrome para armazenar os novos detalhes.

Mudança também pode ser feita manualmente

Vale lembrar que o Google permite que o processo de mudar senhas corrompidas seja feito sem fazer login no site e receber o aviso. Neste caso, basta ir ao submenu Senhas nas configurações do Chrome e escolher a opção “Verificar senhas”. Se uma senha comprometida for encontrada, um botão “Alterar senha” aparecerá com o logotipo do Google Assistente acima.

Captura do Google Assistente
Reprodução/Olhar Digital

De acordo com o 9to5Google, a automação das senhas está sendo lançada de forma gradual desde novembro de 2021, quando o acesso foi dado a um pequeno número de usuários. A capacidade de alterar automaticamente as senhas comprometidas já foi também oferecida por gerenciadores de senhas como LastPass e Dashlane no passado.

Crédito da imagem principal: sdx15/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.