O Google anunciou nesta quarta-feira (11), durante o Google I/O 2022, as principais novidades do Android 13. Entre as principais novidades estão novos esquemas de cores do sistema, novos ícones para os aplicativos e uma nova central de segurança, muito mais completa que as anteriores.

O Android 13 também terá a possibilidade de envio de mensagens em grupos criptografados e uma nova carteira digital, a Google Wallet, que chegará para substituir o atual Google Pay. A nova carteira virtual deve facilitar os pagamentos por aproximação com o smartphone.

publicidade

Maior integração entre dispositivos

Uma novidade do Android 13 é uma maior integração entre diferentes dispositivos com o sistema operacional. Os usuários poderão, por exemplo, copiar um conteúdo em um smartphone e colá-los em um tablet, algo que já é possível, por exemplo, para usuários do iOS que possuem um iPhone e um iPad.

Desde o Android 12L, o Google vem trabalhando na otimização do design para dispositivos com telas maiores, como os tablets e dispositivos dobráveis. Em seu novo sistema operacional, a empresa atualizou a barra de tarefas, o que promete facilitar a alternância de visualização em um único tablet com a tela dividida.

Personalização facilitada

Interfaces do Android 13 terão mais opções de personalização e maior quantidade de esquemas de cores. Crédito: Google/Divulgação

O Android 13 traz atualizações na interface Material You, linguagem de design do Google lançada junto com o Android 12. Agora, o sistema contará com mais variantes de cores pré-fabricadas, que possibilitará personalizar ainda mais os menus e outros detalhes da interface do sistema.

As preferências de idiomas também serão aprimoradas. Uma pessoa poliglota, por exemplo, poderá usar idiomas diferentes em diferentes partes do sistema. Agora, será possível aplicar diferentes configurações de idioma para diferentes aplicativos. Por exemplo, um usuário poderá usar suas redes sociais em um idioma e o aplicativo do banco em outro.

Leia mais:

Na parte de segurança, o Android 13 contará com uma página de segurança e privacidade, que permitirá aos usuários checar se há problemas com suas senhas, como por exemplo, vazamentos. Além disso, o usuário poderá selecionar quais fotos e vídeos deseja permitir que apps tenham acesso, ao invés de dar autorização para acesso à biblioteca inteira.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!