Com sede em Edimburgo, na Escócia, a startup espacial Skyrora afirma que o maior lançamento de foguete partindo de solo europeu está enfrentando obstáculos burocráticos no processo de licenciamento de voos espaciais da Islândia.

Em comunicado, a empresa disse que seu lançador suborbital Skylark L está preparado para decolar de um espaçoporto móvel próprio construído em Husavik, na costa norte da Islândia, desde setembro de 2021. 

publicidade
Desde setembro de 2021, a Skyrora espera lançar seu foguete suborbital Skylark L a partir da Islândia, mas ainda está aguardando uma licença do governo do país. Imagem: Skyrora

Segundo a Skyrora, o lançamento é um marco crucial para um futuro voo orbital de seu maior foguete, o Skyrora XL, que atualmente está planejado para voar em 2023 a partir do Reino Unido.

“Este último lançamento, quando acontecer, verá o nível de prontidão tecnológica do veículo chegar à fase final necessária para a disponibilidade comercial antes do lançamento planejado do foguete Skyrora XL orbital de três estágios — com uma massa de carga de 315kg — de um espaçoporto britânico no início de 2023”, diz o comunicado.

publicidade

Thorhildur Elínardóttir, gerente de comunicação da Autoridade Islandesa de Transporte, órgão responsável pela emissão de licenças de voo espacial da ilha do Atlântico Norte, revelou por email ao site Space.com que a falta de legislação está atrasando o processo de licenciamento.

Leia mais:

publicidade

“A legislação islandesa ainda é inadequada nesta área”, escreveu Elínardóttir. “Atualmente, a legislação islandesa não tem requisitos específicos para lançadores de foguetes, medidas de segurança e definição do limite superior do espaço aéreo pelo qual o Estado islandês é responsável”. Ainda de acordo com ele, várias organizações islandesas precisam se reunir para esclarecer as questões pendentes.

Skyrora vai apelar para instâncias superiores da Islândia

O lançamento planejado do Skylark L faz parte de uma cooperação estabelecida por um acordo assinado em 2021 pelos governos britânico e islandês, que estabelece as bases para o apoio da Islândia às atividades de lançamento espacial do Reino Unido.

publicidade

Como parte da cooperação, a Skyrora construiu o que eles descrevem como um espaçoporto móvel “contêiner” com uma “pegada mínima” que pode ser configurada para lançamento em apenas sete dias, de acordo com a empresa.

Espera-se que o foguete Skylark L, de 11 metros de altura, eleve uma carga de 50 kg para um curto passeio suborbital a cerca de 100 km acima da superfície da Terra. “Seu objetivo original era concluir as verificações finais em subsistemas antes de seu uso no Skyrora XL. No entanto, a conclusão do protótipo do veículo criou um novo mercado, seu potencial de uso para experimentos de microgravidade a um custo menor do que um veículo orbital, tornando-o atraente para universidades e instalações de pesquisa”, diz o comunicado.

Alan Thompson, chefe de assuntos governamentais da Skyrora, disse que a empresa está apelando “para uma instância superior” para instruir a Autoridade Islandesa de Transporte a acelerar o processo de licenciamento, permitindo que o lançamento planejado da Skylark L finalmente vá em frente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!