Piloto adolescente quer bater recorde de mais jovem dando volta ao mundo, mas fabricante não apoia

O jovem Mack Rutherford quer dar a volta ao mundo, mas a fabricante do avião não gostou da ideia e citou, entre outras coisas, a Rússia
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 19/05/2022 15h31
Mack, com 16 anos, que quer dar a volta ao mundo em um avião, mas que vai ter que cruzar a Rússia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com 16 anos de idade, o jovem piloto Mack Rutherford pretende se tornar a pessoa mais nova a, sozinha, pilotar um avião e dar a volta ao mundo. Porém, para isso, o menino precisa cruzar os céus da Rússia, em tempos de guerra com a Ucrânia.

Mesmo diante de uma grande empolgação para o marco (com direito a site oficial acompanhando os “passos” do garoto e sua aeronave), a fabricante do modelo ultraleve Shark (Tubarão) pilotado por Mack está se opondo à empreitada. Oficialmente, a Shark.Aero declarou ter decidido não se tornar parceira do projeto MackSolo.

Risco elevado nos céus da Rússia

Duas considerações são apontadas pela empresa para essa decisão. A primeira se baseia exatamente na guerra na Ucrânia, “por uma questão de princípio, nos recusamos a fazer parte de qualquer projeto que envolva a Rússia ou a entrada no espaço aéreo russo”.

“Evitar a Rússia significaria longas distâncias sobre o mar”. A fabricante explica que o Shark de Mack tem apenas tanques de combustível integrados de 100 litros e, mesmo com uma bolsa de combustível adicional no banco traseiro, a viagem com a configuração do avião é vista como um risco desnecessário.

Menores de 18 anos não pode

Em seguida, a Shark.Aero diz que “Mack é sem dúvida um piloto habilidoso”, mas que não está confortável em diminuir limites de idade “para viagens em que um certo nível de risco não pode ser evitado”. Sua justificativa continua apontando que, “como empresa, adotamos uma política para apoiar esses empreendimentos ambiciosos apenas para pilotos adultos com mais de 18 anos”.

De qualquer forma, ainda em sua nota oficial, a fabricante do avião diz que deseja a Mack Rutherford “uma viagem segura e um sucesso em sua tentativa de se tornar o piloto mais jovem da história a circunavegar o globo sozinho”. No ano passado, o marco registrado no Guinness foi realizado pelo jovem inglês Travis Ludlow, de 18 anos de idade.

Irmã de Mack já deu a volta ao mundo

Junto ao seu ultraleve, Mack, que tem nacionalidade britânica e belga, está agora em Nairobi, capital do Quênia. Sua jornada começou em março, na Bulgária. A programação de seus voos pode ser acompanhada aqui e, nos próximos dias, o jovem de 16 anos deve passar por lugares como Tanzânia, Iêmen e Emirados Árabes Unidos.

Irmã do jovem piloto de avião
Imagem: Divulgação/MackSolo

Em janeiro deste ano, Zara Rutherford, irmã de Mack, tornou-se a mulher mais nova a voar sozinha ao redor do mundo. Com 19 anos de idade, a jovem começou sua jornada no ano passado, em 18 de agosto, e incluiu mais de 60 paradas em cinco continentes, em uma duração de 155 dias – com direito a 41 dias na Rússia.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital