A Coreia do Norte confirmou oficialmente o primeiro surto de Covid-19 desde o começo da pandemia. Para ajudar a conter o avanço da doença por lá, a China enviou três cargueiros para o país, que retornaram na última segunda-feira (16).

Não há detalhes sobre o conteúdo dos aviões, mas a China prometeu ajudar a Coreia do Norte a conter o surto de Covid-19 no país. As aeronaves voaram do Aeroporto de Taoxian, em Liaoning, no noroeste da China.

Situação da Covid-19 na Coreia do Norte

A Coreia do Norte admitiu os primeiros casos de Covid-19 somente na semana passada. Depois disso, o líder do país, Kim Jong-un, declarou emergência máxima em todo o território norte-coreano, o que inclui bloqueios, restrições e fechamentos de locais de trabalho ao redor do país.

Anteriormente, a comunidade internacional já havia oferecido ajuda ao país com a doação de milhões de doses de vacinas da AstraZeneca e da Sinovac, este último fabricado na China. Porém, o governo rejeitou a ajuda e preferiu concentrar a estratégia de controle da doença em manter as fronteiras fechadas.

publicidade

Leia mais:

Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta nesta segunda-feira (16) sobre a situação da Covid-19 na Coreia do Norte. Segundo a entidade, a doença pode se espalhar em uma velocidade impressionante no país, já que as campanhas de vacinação ainda não começaram por lá.

Em nota, o diretor regional da OMS para o Sudeste Asiático, Poonam Khetrapal Singh disse que como a Coreia do Norte ainda não iniciou a vacinação da população contra a Covid-19, “existe o risco de que o vírus se espalhe rapidamente entre as massas”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!