A japonesa Nissan está apresentando o pequeno e simpático modelo elétrico acessível Sakura, que homenageia uma das mais expressivas identidades do Japão, as cerejeiras ornamentais do país e suas flores. O carro kei apresenta configurações bem básicas, em linha com o que há nesse segmento de veículos com porte mini.

Sua bateria tem um tamanho modesto de 20 kWh, oferecendo ao Sakura um alcance de até 180 km (no ciclo de testes do Japão). Em nível de carregamento, o pequeno elétrico da Nissan exige 40 minutos para uma carga 0-80% da capacidade. Detalhe, a porta de carregamento acende quando a tampa está aberta, para facilitar o uso noturno.

publicidade
Veículo Sakura, da Nissan, em acabamento branco
Imagem: Divulgação/Nissan

A Nissan informa que o Sakura consegue fornecer energia por cerca de um dia a uma casa de tamanho médio. E por falar em tamanho, as dimensões do carrinho elétrico são de 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.655 mm de altura, para um peso de 1.100 kg. Seu motor elétrico tem 64 cv e 19,9 kgfm de torque para fazer o novo kei da Nissan atingir uma velocidade máxima de 130 km/h.

Para o motorista, o Sakura oferece três modos de condução – Eco, Standard e Sport, além de uma função e-Pedal Step, em que a desaceleração é feita ao soltar o pedal do acelerador para inclusive atuar o sistema de frenagem regenerativa que carrega a bateria do carro. Seu painel de instrumentos digital possui 7 polegadas e a central multimídia traz 9 polegadas.

publicidade
Imagem interna do elétrico da Nissan
Imagem: Divulgação/Nissan

Estacionando o Sakura automaticamente

Outro recurso interessante é o sistema de estacionamento ProPILOT, que controla automaticamente essas manobras para parar devidamente o veículo nas vagas. Direção, aceleração, frenagem e troca de marchas são feitas pela tecnologia.

Carro acessível da Nissan de lado
Imagem: Divulgação/Nissan

O design exterior está alinhado com os veículos de última geração da Nissan, como nos faróis de projetor de feixe triplo finos. Por sua vez, o design das rodas de alumínio é inspirado em nós decorativos que incorporam a estética tradicional japonesa.

publicidade
Vários carros Sakura
Imagem: Divulgação/Nissan

Voltado para o mercado do Japão, o Sakura pode ser escolhido pelos clientes em opções de 15 cores de carroçaria, incluindo quatro opções de dois tons. Seus preços variam entre o que seriam R$ 87 mil e R$ 111 mil (claro, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). Agora, inserindo as isenções do governo japonês, o carro custaria algo em torno dos R$ 67 mil no país, em conversão direta.

Leia também:

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!