A “porta de cachorro” no meio de uma rocha marciana captada pela Mast Camera do rover Curiosity no início deste mês é uma “porta para o passado antigo” de Marte, disse a Nasa.

As redes sociais levantaram a hipótese de que seria um portal alienígena ou um acesso para um túnel que leva até o centro do planeta vermelho. De acordo com a agência espacial americana, no entanto, é tudo uma questão de perspectiva.

publicidade

Leia mais:

“O monte, no Monte Sharp, tem várias fraturas expostas naturais – incluindo uma de aproximadamente 30 centímetros de altura e 40 centímetros de largura, semelhante em tamanho a uma porta de cachorro. Esses tipos de fraturas expostas são comuns no leito rochoso, tanto na Terra quanto em Marte”, explicou a Nasa.

publicidade

Essa imagem faz parte da série “Sol 3466”, que foi publicada em vários fotogramas no site do Programa de Exploração de Marte da agência. Vista em toda a sua composição, a série muda a perspectiva de dimensão e a forma da tal “porta”.

“Porta” fotografada em Marte é apenas uma rachadura de 30cm x 45cm. Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS
Esta imagem sob outra perspectiva, e que abrange uma área de visão maior, mostra o quão pequena é a fenda que foi confundida com uma “porta”. Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

“Claro, pode parecer uma pequena porta, mas, na verdade, é uma característica geológica natural! Pode apenas parecer uma porta porque sua mente está tentando dar sentido ao desconhecido. (Isso é chamado de ‘pareidolia’). Em um sentido menos literal, minha equipe científica está interessada nessas rochas como uma ‘porta’ para o passado antigo. Enquanto subo esta montanha, vejo níveis mais altos de argila dando lugar a minerais salgados chamados sulfatos – pistas de como a água secou em Marte há bilhões de anos”, detalhou a conta oficial do Curiosity no Twitter.

publicidade

Segundo a agência, o Curiosity está atualmente investigando uma região no Monte Sharp que pode conter evidências de uma grande mudança de condições mais úmidas para mais secas no início da história do planeta vermelho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!