Imagem: NASA
Nesta sexta-feira (3), a Rússia vai lançar uma missão robótica de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula não tripulada Progress 81 (81P) vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no topo de um foguete Soyuz, às 6h32 da manhã (pelo horário de Brasília).
O lançamento da missão será transmitido em tempo real pela NASA TV e no canal da agência espacial no YouTube, com início às 6h15.
Se tudo correr dentro do previsto, o cargueiro atraca no módulo de serviço Zvezda do laboratório orbital às 10h, para entregar cerca de três toneladas de alimentos, propelentes e equipamentos para os sete moradores atuais da ISS, membros da Expedição 67. Tanto o acoplamento quanto o descarregamento da espaçonave também serão transmitidos ao vivo, a partir das 9h15.
Leia mais:
Muitas das parcerias espaciais russas foram desfeitas na esteira da invasão contínua da Ucrânia. Os foguetes Soyuz não são mais lançados do espaçoporto europeu na Guiana Francesa, por exemplo, e a Rússia parou de vender motores de foguetes para empresas americanas.
No entanto, o país continua como parte integrante da ISS, como comprova o lançamento da missão Progress 81. Além de servir para transporte de carga, as espaçonaves Progress também exercem a função de impulsionar regularmente a estação, para evitar que ela perca altitude em órbita baixa da Terra.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2022 20:09