A queda das vendas de carros zero km não é só um problema brasileiro. Também nos Estados Unidos, a indústria automotiva passa por uma das crises mais acentuadas na história. A causa passa principalmente pela falta de semicondutores, que impede as montadoras de fabricarem unidades para atender à demanda das concessionárias.

As seis fabricantes que já divulgaram seus números nos Estados Unidos durante o mês de maio fornecem uma boa amostragem do cenário. Em maio, juntas, Ford, Honda, Hyundai-Kia, Mazda, Subaru e Toyota venderam 431.092 carros. Comparando ao mesmo período em 2021, as mesmas seis montadoras venderam 691.774 veículos, o que configura uma queda de 37,7%. No total de vendas acumuladas — janeiro a maio de 2022 —, o cenário parece menos pior, com recuo de 22,1% em relação a 2021.

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Analisando de forma particular, a Mazda foi a que sofreu a queda mais brutal entre as seis. Em maio de 2021, a montadora japonesa vendeu 42.187 unidades, enquanto no atual, o número de carros comercializados foi de 15.312 — uma queda de 63,7%. Já no acumulado, a Honda foi a que teve a pior performance, tendo vendido, até agora neste ano, 435.159 carros — no mesmo período, em 2021, a montadora japonesa havia comercializado 630.388 exemplares, isto é, um recuo de 36%.

A fabricante líder em vendas combinadas de carros em 2022 é a Hyundai-Kia, que teve uma queda de 30% na comparação a maio do ano passado. Olhando o ano inteiro, as duas montadoras coreanas também são as que tiveram o menor recuo: 570.136 unidades vendidas no presente ano contra 659.939 em 2021 — um total de -13,5%, o menor prejuízo entre as seis.

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Hyundai Tucson
Hyundai Tucson: montadora sul-coreana foi a que teve menor queda de vendas de carros em maio nos EUA (Gabriel Nica/Shutterstock)

Toyota segue líder de vendas de carros

Fazer bem, porém, é um termo relativo nos dias de hoje. Subaru e Toyota, por enquanto, têm se saído bem nas vendas, embora tenham caído em dois dígitos. Em maio do ano passado, a Subaru comercializou 56.558 automóveis e, este ano, 42.526. Essa é uma queda de 24,8% — a melhor entre as seis no mês. Já no acumulado do ano, a Toyota foi a que melhor conseguiu mitigar suas perdas entre as montadoras japonesas, recuando em apenas 19,3%.

Em termos de volume absoluto, aliás, a Toyota segue líder de mercado — a GM, sua principal rival, ainda não divulgou os números, mas a tendência da montadora de Detroit é ruim no ano. Até agora, neste ano, a montadora japonesa vendeu um total de 1.084.548 unidades, à frente de Honda, com 680.388 exemplares, e Hyundai-Kia, com 659.939. A principal força motriz por trás do sucesso da marca continua sendo o RAV4, com o Honda CR-V e a Hyundai Tucson fazendo o mesmo por suas respectivas montadoras.

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Crédito da imagem principal: Keleny/Shutterstock

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