Uma descoberta genética feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia de Riverside (UCR) pode “parar o tempo” para mosquitos transmissores de doenças, impedindo-os de amadurecer e se reproduzir.

Segundo o entomologista da UCR Naoki Yamanaka, um esteroide chamado ecdysone, classificado como “hormônio de fusão”, é fundamental para o processo de amadurecimento das moscas de frutas.

Ele testou uma variedade de espécies de insetos e descobriu a presença de ecdysone em cada um deles. E, em quase todos, esse hormônio é transportado entre as células por um conjunto de quatro proteínas. Exceto nos mosquitos.

Ovos de mosquitos eclodindo. Descoberta genética pode infertilizar esses insetos, impedindo sua reprodução. Imagem: Rattiya Thongdumhyu – Shutterstock

Yamanaka descobriu que os mosquitos têm apenas três das quatro proteínas transportadoras, e a que lhe falta é justamente a de transporte primário, o mais importante. “Este principal está de alguma forma, misteriosamente, desaparecido em mosquitos”, disse o cientista, que teve suas descobertas publicadas no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo ele, seu estudo torna possível o desenvolvimento de um inseticida específico para mosquitos que não prejudicaria insetos benéficos, como abelhas ou outros polinizadores. Por outro lado, seria uma arma eficaz contra o Aedes aegypti, causador de doenças como a zika, a dengue, a febre amarela e a chikungunya.

“Podemos desenvolver produtos químicos para bloquear as funções desses transportadores de ecdysone, mas não afetamos o transportador original que é tão importante para outros insetos”, disse Yamanaka. “As chances de efeitos fora do alvo seriam baixas”.

Seu laboratório está agora procurando produtos químicos que podem bloquear os importadores de ecdysone dos mosquitos. Ele também está investigando transportadores ecdysone em outros animais.

Existem outros métodos para garantir que populações locais de mosquitos não possam procriar. Liberar machos estéreis e irradiados na natureza para acasalar com fêmeas resulta em ovos que não eclodem, uma técnica que elimina a necessidade de inseticidas.

Embora existam métodos eficazes como este para controlar populações locais de mosquitos, Yamanaka acha importante desenvolver ferramentas adicionais para que possamos lidar com questões relacionadas a mosquitos em muitos cenários diferentes.