A britânica McMurtry Automotive vai colocar seu pequeno e poderoso modelo elétrico na pista esta semana para fazer em menos de 1,5 segundo um disparo de 0 a 100 km/h. Apresentando um design “clean sheet” como “segredo” para seu alto desempenho, o McMurtry Spéirling traz um perfil muito próximo a um mini “Batmóvel” capaz de fazer frente ao Bugatti Chiron na velocidade.

Para a façanha, o Goodwood Festival of Speed foi o local escolhido, um grande evento realizado anualmente na propriedade Goodwood House, Inglaterra. Na edição do ano passado, o McMurty Spéirling foi revelado ao público e, agora, doze meses depois, o veículo retorna ao local, tendo realizado um extenso programa de testes com o ex-piloto de Fórmula 1 Max Chilton.

publicidade
Piloto de Fórmula 1 com o carro da McMurtry
Imagem: Divulgação/McMurtry Automotive

Leia também:

O alto desempenho do Spéirling parte de um desenvolvimento de motor duplo baseado em ventilador, produzindo mais que o dobro do peso do veículo em força descendente, sem depender do fluxo de ar sobre o carro. Em nível de relação potência-peso, são 1.013 cv por tonelada.

publicidade

Alimentando o carro totalmente elétrico de tração traseira, a bateria de 60 kWh é projetada e construída pela McMurtry Automotive usando células Molicel de última geração. Sob uma tecnologia de mais de 800 volts, há o suficiente para mais de 30 minutos de autonomia em pista.

Com menos de 1.000 kg de peso, o mini Batmóvel monocoque construído em fibra de carbono oferece assento único, com layout de cockpit fechado. Dentre suas especificações, temos suspensão de altura de passeio ativa e pneus sob medida – 210/640 R19 à frente, 240/640 R19 atrás.

publicidade

Batendo recorde na subida

Carro elétrico na pista
Imagem: Divulgação/McMurtry Automotive

O evento em Goodwood acontece entre os dias 23 e 26 de junho e se baseia em uma corrida de subida de colina, em um circuito com 1,86 km de extensão. Além de demonstrar seu disparo de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo, a McMurtry quer bater o atual recorde em Goodwood, registrado em 2019 pelo Volkswagen ID-R ao completar o percurso em 39,9 segundos.

Carros a combustão com mais de 100 anos serão exibidos no evento ao lado de hipercarros elétricos ultramodernos, com motos, aviões, helicópteros e carros de Fórmula 1 contemporâneos também se apresentando. São esperados mais de 200.000 visitantes nos quatro dias do evento.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!