Um homem foi preso pelo FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) por enviar ‘nude’ a todos passageiros de um avião. A prática, feita sem consentimento dos outros passageiros, pode ser considerada assédio virtual.  

O passageiro usou o AirDrop do iPhone, que permite o compartilhamento de arquivos por meio de conexão sem fio, para enviar uma foto de seu pênis à outras pessoas que estavam na aeronave.  

Leia também!

Em um vídeo publicado no Instagram, é possível ver uma comissária de abordo conversando com o homem, identificado como “Larry”. Ao ser questionado se fez o envio do nude de maneira proposital, o homem afirmou que sim e que estava apenas “se divertindo”.  

publicidade

A autora do vídeo chega a afirmar que a prática é uma forma de assédio sexual. Em outro vídeo, a mulher que gravou as indagações da comissária revelou que Larry foi detido pelo FBI no aeroporto e que alguns passageiros prestaram depoimento sobre o caso.  

A mulher ainda relata que um dos celulares que recebeu a foto íntima de Larry pertencia a uma criança. Segundo a autora do vídeo, o pai da criança precisou ser contido, pois tentou avançar no assediador.  

De acordo com uma pesquisa do instituto britânico YouGov, 4 em cada 10 mulheres já receberam fotos não solicitadas de pênis. Nos Estados Unidos, a prática ficou conhecido como “cyberflashing”. 

O que é assédio virtual?

O assédio se caracteriza por condutas abusivas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos e escritos que podem causar danos à personalidade, dignidade, ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, segundo classificação oficial. No entanto, muitas pessoas não sabem que essa conduta também pode acontecer online.

A ação é denominada como “assédio virtual”, onde as tecnologias de informação e comunicação, como a internet e as redes sociais, são utilizadas como ferramentas para importunar, intimidar, perseguir, ofender ou hostilizar alguém.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!