Na manhã da última terça-feira (28), a NASA finalmente lançou a missão CAPSTONE, após inúmeros adiamentos. O pequeno cubo vai ser enviado para realizar estudos em uma rotação ao redor da Lua. No entanto, apesar de ter sido lançada, a sonda ainda vai demorar para chegar em sua posição, a expectativa é que ela esteja no local planejado no dia 13 de novembro.

Esse tempo chamou atenção de muita gente. As missões tripuladas da Apollo, por exemplo, alcançaram o satélite em apenas três dias. Então qual o motivo de tanta demora para a CAPSTONE chegar na Lua?

publicidade

O motivo principal é o foguete. A Apollo 11 foi lançada usando o poderoso Saturno V, o maior modelo já lançado. Já a CAPSTONE possui o tamanho de um “forno de microondas” e foi lançada com um foguete muito menor. O Electron, da Rocket Lab, é um “pequeno” foguete de 18 metros de altura, normalmente usado para lançar pequenos satélites para a órbita da Terra.

Por conta disso, a CAPSTONE vai fazer uma rota considerada “eficiente”, que preza pela economia de combustível. Conhecida como trajetória de transferência lunar balística (BLT), a rota acaba sendo mais longa do que as comumente usadas para chegar na Lua.

publicidade

“Os BLTs são um tipo de transferência de baixa energia em que uma nave espacial lança 1-2 milhões de quilômetros de distância da Terra (onde a perturbação da gravidade do sol se torna dominante), então retorna à Terra com um raio maior de perigeu do que antes e um plano de órbita geocêntrico diferente”, explica o documento que descreve a trajetória da empresa Colorado Advanced Space, que opera a CAPSTONE em parceria com a NASA.

Nesse momento, a sonda ainda está acoplada ao ônibus espacial Photon, que realizará uma série de queima de motores nos próximos dias para levar a CAPSTONE cada vez mais longe do nosso planeta. No sexto dia após a decolagem, o Photon realizará uma queima final, aumentando a velocidade da dupla para 39.500 km/h, velocidade que vai colocar a sonda no caminho da Lua.

publicidade
capstone lançamento
CAPSTONE sendo lançada a bordo do foguete Electron do Rocket La na Península Mahia, na Nova Zelândia, terça-feira, 28 de junho de 2022. Imagem: Divulgação/Rocket Lab

Missão CAPSTONE na Lua

A missão vai colocar a CAPSTONE em Near-rectilinear halo orbit (NRHO), posição da órbita da Lua em que a NASA pretende instalar a estação espacial Gateway, parte fundamental do programa Artemis. A expectativa é que o ponto seja extremamente estável, mas como nenhuma nave ocupou a posição anteriormente, o teste é sempre um desafio.

Leia mais:

publicidade

 “CAPSTONE é um exemplo de como trabalhar com parceiros comerciais é fundamental para os ambiciosos planos da NASA de explorar a Lua e além”, disse Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da NASA. “Estamos entusiasmados com o início bem-sucedido da missão e ansiosos pelo que o CAPSTONE fará quando chegar à Lua”.

A missão de mais de R$ 120 milhões é liderada pela NASA e pela empresa Advanced Space, além da Rocket Lab. O lançamento também é um marco para a exploração espacial por empresas privadas. Essa é, por exemplo, a primeira vez que a Rocket Lab lança uma missão para o espaço profundo. 

Via Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!