É comum que alguns aplicativos solicitem permissões duvidosas no Android. Quer um exemplo prático? Um app de lanterna pode pedir para acessar a sua câmera e microfone, o que não faz muito sentido. Enquanto isso, um widget de previsão do tempo precisará apenas do acesso à sua localização para funcionar.

Normalmente, essa é uma estratégia adotada para um único fim: coletar o máximo de dados sobre os usuários para vendê-los mais tarde para anunciantes. Sendo assim, é importante saber como gerenciar essa configuração no seu celular.

A boa notícia é que o processo não é nada complicado. Os testes foram feitos em um aparelho da linha Galaxy rodando Android 12.

Veja também:

publicidade

Gerenciar permissões por aplicativo

Se estiver preocupado com permissões concedidas a um certo aplicativo, você pode começar alterando esse ajuste seguindo os passos abaixo.

1. Toque em ‘Configurações’ (ícone de engrenagem) > ‘Aplicativos’.

2. Role para baixo até encontrar o app em questão.

3. Em seguida, acesse ‘Permissões’.

4. Toque em uma das permissões para alterar os ajustes.

Como alterar permissões invasivas de aplicativos no Android
Note na captura de tela que o Instagram não pode acessar os seus contatos. Imagem: Reprodução

Configuração por tipo de permissão

Para conferir quais apps você negou ou permitiu o acesso a algum tipo de dado ou recurso do seu telefone, siga o caminho abaixo.

1. Toque em ‘Configurações’ > ‘Privacidade’.

2. Agora, acesse o ‘Gerenciador de permissões’.

3. No fim, toque em uma das opções da lista para ver quais aplicativos têm acesso à sua câmera, por exemplo, como na captura de tela abaixo.

Como alterar permissões invasivas de aplicativos no Android
Imagem: Reprodução

4. No fim, efetue os ajustes que julgar necessário.

Imagem: Reprodução

Configuração global de acesso à câmera e microfone 

Por fim, uma opção mais radical é negar que todos os aplicativos acessem a sua câmera e/ou microfone com um único botão, o que pode ser feito em ‘Configurações’ > ‘Privacidade’.

Como alterar permissões invasivas de aplicativos no Android
No menu acima, ative ou desative o acesso à câmera e microfone do seu telefone usando os botões em destaque. Imagem: Reprodução

Lembrando que alterar essa configuração pode prejudicar o funcionamento de alguns aplicativos, como os de comunicação por videoconferência, por exemplo, que dependem exclusivamente da câmera e do microfone para operar corretamente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!