Em sua mais recente atualização de software — rotulada como 2022.20 —, a Tesla incluiu um recurso que rastreia a estrada à frente do carro para detectar buracos e ajustar a suspensão para evitar danos na parte inferior da carroceria. As informações são do site Electrek.

Proprietários de Teslas têm acesso ao recurso selecionando “Comfort” na configuração Adaptive Suspension Damping (algo como “amortecimento de suspensão adaptativa”, em tradução livre). O funcionamento, porém, dependerá de onde o veículo está sendo conduzido.

publicidade

“Este ajuste pode ocorrer em vários locais, sujeito à disponibilidade, pois o veículo baixa dados brutos do roteiro gerados pelos carros da Tesla”, diz o texto do release para a atualização, segundo informações do Not a Tesla App.

A atualização não está disponível para os sistemas de direção autônoma Autopilot e Full Self-Driving. Somente os carros da Tesla com suspensão adaptativa, como o Model S e o Model X, terão o recurso.

Segundo Elon Musk, para o modo sem motorista, a Tesla trabalha em um sistema cartográfico 3D para identificar buracos. O recurso ainda está em desenvolvimento.

Leia mais:

Tesla agora notifica motorista quando o sinal fica verde

Além da novidade na suspensão, a atualização da Tesla apresenta um recurso que toca um som de campainha quando o semáforo fica verde. A ferramenta é direcionada principalmente a motoristas que se distraem no celular enquanto esperam o sinal de trânsito à frente abrir.

Segundo o Electrek, a campainha funcionará em veículos equipados com o computador de hardware 3.0, também chamado de “computador autônomo”. “Esta campainha é projetada apenas como uma notificação. Cabe ao motorista observar seu ambiente e tomar decisões de acordo”, diz o texto da atualização.

Crédito da imagem principal: Christopher Lyzcen/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!