Nesta terça-feira (19), a Netflix anunciou a perde de quase 1 milhão de assinantes no segundo trimestre deste ano. Apesar do número extremamente negativo em seu pior cenário, a plataforma de streaming acalma os acionistas com uma previsão de volta ao crescimento de clientes no terceiro trimestre de 2022, retomando quantidade semelhante à perdida.
Além disso, a queda no número de assinantes da gigante do streaming foi menor do que a projetada anteriormente. Em abril, a companhia esperava perder 2 milhões de clientes dali a junho. Assim, a queda de 970 mil usuários foi metade disso.
Leia mais:
- Netflix vai fazer usuários comprarem “casas adicionais” para dividir senhas
- Netflix se une à Microsoft para planos mais baratos com anúncios
- Perfis falsos de plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime, são usados para golpes; veja como se proteger
Só este ano, por preocupações com perspectivas da empresa a longo prazo, as ações da Netflix já caíram cerca de 67%. Mas, depois dos resultados de terça, com a queda menor do que o projetado, os papéis da companhia subiram 8% nas negociações após o expediente.
Para os investidores, a previsão de melhoria é um sinal de que o serviço pode encontrar novos assinantes mesmo com a instabilidade da economia global e a saturação da plataforma nos Estados Unidos e Canadá, maior mercado. A opção de assinatura mais barata com anúncios em 2023 é um lado positivo.
Outro detalhe ressaltado pela companhia aos acionistas é a ideia de limitar o compartilhamento de senhas. Recentemente, a plataforma anunciou o teste de cobrança por “casas adicionais” em alguns países da América Latina, por US$ 2,99.

“Nossa empolgação é moderada. Mas olhando para frente, o streaming está funcionando em todos os lugares… Estamos muito otimistas com o streaming”, disse o presidente-executivo Reed Hastings, em uma entrevista publicada no YouTube. Ele ainda creditou à série ‘Stranger Things’ a queda menor que esperada.
Entre julho e setembro, a expectativa é de que sejam adicionados 1 milhão de clientes, segundo a empresa. Analistas de Wall Street já veem um cenário melhor, com uma média de 1,84 milhão.
Perda de assinantes
No segundo trimestre de 2022, a Netflix perdeu 1,3 milhão de clientes nos Estados Unidos e Canadá, seu mercado mais forte. Foram também menos 770 mil clientes na Europa, Oriente Médio e África. Por outro lado, a plataforma ganhou quase 1,1 milhão de novos membros na região Ásia/Pacífico. Mesmo com a queda, o serviço de séries e filmes domina o mercado, com quase 221 milhões de assinantes pagos.
Via: Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!