De todas as aplicações no Metaverso, uma das que mais me encanta é como essa nova versão da internet pode transformar a medicina, e por consequência, a saúde e a vida das pessoas. Já esbarrei em alguns exemplos de simulações virtuais para médicos, mas um dos mais interessantes que vi nos últimos dias é o Metaverso Médico, que estará sob a gestão do Thumbay Group, que já começou a trabalhar no projeto. Trata-se de um hospital virtual onde os pacientes poderão visitar e interagir com os médicos por meio de avatares.

O Dr. Thumbay Moideen é o fundador e presidente do Thumbay Group, um conglomerado de negócios internacionais com sede nos Emirados Árabes Unidos. Segundo ele, o grupo já está trabalhando nisso com a esperança de que seja lançado antes de outubro deste ano. O projeto prevê um modelo de hospital virtual completo, onde as pessoas poderão usufruir através de um avatar, consultas médicas de forma totalmente digital. A ideia visa também atender ao turismo permitindo que as pessoas vejam como é o hospital dentro da plataforma.

Leia mais! 

O objetivo é oferecer tecnologia de realidade aumentada e virtual para pacientes que estão hospitalizados, acamados por um período de seis meses ou paralisados. Além disso, o hospital quer prestar apoio em ajudar também as pessoas com deficiência permanente. De acordo com Moideen, o projeto vai possibilitar que os pacientes internados por um longo período possam “ir até suas casas” mesmo hospitalizados.

publicidade

“Por exemplo, uma pessoa do Sri Lanka esteve conosco por um longo período de tempo que ficou paralisada após um acidente de carro e todos os seus movimentos sensoriais desapareceram, mas apenas seu cérebro funcionava. Ele pôde visitar virtualmente seu quarto por meio da tecnologia de realidade aumentada e virtual. Isso motiva os pacientes que exigem cuidados a longo prazo e oferece esperança de que possam voltar ao seu lar”, comenta o presidente do projeto.

1º Metaverso médico do mundo

Em janeiro deste ano, o primeiro Centro de Atendimento ao Cliente do Metaverso foi lançado em Dubai, pelo Ministério da Saúde e Proteção Comunitária dos Emirados Árabes Unidos (MOHAP). O centro foi projetado para atender os requisitos dos clientes em espaços 3D de maneira fácil, e ao mesmo tempo, proporcionando ao público uma experiência sensorial interativa e digitalmente imersiva.

Os pacientes têm a opção de entrar rapidamente no mundo imersivo da MetaHealth – plataforma de saúde do Metaverso, e conversar com uma pessoa real do Centro de Satisfação do Cliente, caso necessite de alguma ajuda. A organização contratou ainda uma empresa para treinar todos os seus médicos para que eles possam se adaptar na transição em lidar com pacientes que chegam através da tecnologia.

Outro destaque vai para o uso da tecnologia artificial para solucionar problemas médicos. Recentemente, o professor Chuanxue Bai junto de outros profissionais propuseram uma definição do Metaverso para a área como “Medicina Como a Internet das Coisas Médicas” ou em inglês, (Medicine as the medical Internet of Things), já que a tecnologia facilita a experiência pelo uso de óculos de realidade aumentada e virtual, em casos de cirurgias, atendimentos e etc.

Um painel multidisciplinar de médicos e especialistas em TI da Ásia, Estados Unidos e Europa abordou as inovações e possibilidades que serão possíveis de realizar por meio da tecnologia. O grupo entrou num consenso de que educação médica, divulgação científica, consultas, diagnóstico e tratamento graduado, pesquisa clínica e até assistência médica poderiam ser facilitadas com o uso da inovação.

Para finalizar, essa interação entre medicina e mundo virtual pode facilitar diferentes serviços médicos, como prevenção de doenças, exame físico, diagnóstico, reabilitação, primeiros socorros e muito mais.

Torçamos que o Metaverso focado na saúde sirva para transformar a vida das pessoas de forma positiva.

Seguimos atentos às demais novidades do assunto.

* Luciano Mathias é CCO da TRIO

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!