NASA faz prévia da missão lunar Artemis 1 nesta quarta; confira

Por Gabriel Caldini, editado por Lucas Soares 03/08/2022 14h24
SLS_Pad
O nascer do sol ilumina o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion que serão usados na Artemis I, na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 21 de março de 2022. O SLS e o Orion no topo do lançador móvel foram levados até a plataforma em um veículo de transporte para um teste de pré-lançamento chamado ensaio molhado. Artemis I será o primeiro teste integrado da nave espacial SLS e Orion. Em missões posteriores, a NASA pousará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície da Lua, abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim no caminho para Marte. Créditos: NASA/Ben Smegelsky
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em preparação para o primeiro voo Artemis 1 à Lua, a NASA fez um webcast gratuito nesta quarta-feira (3), às 12h. A transmissão pôde ser assistida pelo site da NASA, através do aplicativo da agência e em seu canal no YouTube.

Prevista para o dia 29 de agosto, a Artemis 1 será uma missão de teste de espaço profundo não-tripulada com a espaçonave Orion e o Sistema de Lançamento Espacial. “O voo será o primeiro de uma série de missões cada vez mais complexas para a Lua”, declarou a NASA em um anúncio. “Através das missões Artemis, pousaremos a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua, abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim para enviar astronautas a Marte”.

Na conferência desta quarta-feira, a agência espacial apresentou uma visão geral da missão. O encontro teve duração de uma hora e contou, dentre outros palestrantes, com Bill Nelson (administrador da NASA), Bhavya Lal (administrador associado de tecnologia, política e estratégia na sede da NASA), Mike Sarafin (gerente da missão Artemis 1) e Charlie Blackwell-Thompson (diretor de lançamento da Artemis 1 no Kennedy Space Center).

Outra transmissão ocorrerá na sexta-feira (5), às 12:30, no horário de Brasília, e trará uma visão mais aprofundada da operação. “O segundo encontro mergulhará profundamente na linha do tempo da missão Artemis 1 e nas operações da espaçonave”, afirmou a NASA no mesmo anúncio. 

Leia mais:

Durante o voo Artemis 1, a espaçonave Orion rodeará a lua para testar as tecnologias de que a NASA precisa para apoiar o retorno dos astronautas à superfície lunar. A espaçonave levará dentro de si o manequim ‘Moonikin’, satélites CubeSat e alguns experimentos científicos. 

Se tudo der certo, o próximo passo será a Artemis 2, uma missão tripulada ao redor da Lua com previsão para 2024. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriel Caldini é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.