“GTA 6” deve manter sua essência cultural e política

Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 04/08/2022 14h15
grand-theft-auto-v-Cropped
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, uma matéria da Bloomberg trouxe várias novidades em relação ao futuro “GTA 6”, um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos. Segundo a notícia, a Rockstar estaria tentando realizar algumas mudanças internas na empresa e isso reflete na produção do sexto título da franquia.

Na realidade, porém, não devem ser muitas as alterações. Em um artigo para a CBR, a colunista Bethany-May Howard indica que “GTA” sempre apresentou críticas relacionadas à política e a cultura social, com comentários satíricos em cima dos EUA.

gta 6
Imagem: Reprodução/Rockstar

Howard exemplifica essa afirmação com os protagonistas de “GTA 5”: a jornada de Michael comenta sobre a busca excessiva pelo dinheiro e como essa ganância pode prejudicar a “verdadeira felicidade”. Enquanto isso, Trevor simboliza as discussões sobre pobreza e violência. Já o personagem de Franklin destaca as questões raciais que os negros enfrentam no país estadunidense.

Com isso, a autora afirma que a Rockstar deve se manter próximo dessa essência, caso a empresa tenha o desejo de recuperar a confiança do seu público e continuar com o objetivo de fazer com que “GTA 6” seja um sucesso como foi no passado.

Por outro lado, Howard também constata que o combate à cultura misógina na Rockstar terá um impacto altamente positivo para o desenvolvimento do jogo, e mostra que a escolha por uma protagonista feminina e latina é um progresso. A personagem, nesse sentido, pode ser uma oportunidade para dialogar com questões de machismo e racismo contra hispânicos.

Leia mais:

Além disso, a escritora reitera que a violência e personagens caricatos de “GTA” não devem desaparecer por completo. No entanto, as piadas ofensivas no game não devem ser exibidas como algo que incentive os fãs a reproduzirem e tais personagens não devem mais ser recompensados como acontecia anteriormente.

A chegada de “GTA 6” deve demorar ainda alguns anos, com alguns rumores de que o lançamento poderia ocorrer em 2024. A matéria da Bloomberg citada também revelou planos originais da Rockstar, que planejava ter 4 protagonistas e 3 cidades no game – o jogo terá dois protagonistas e apenas uma cidade inspirada em Miami.

A matéria completa de Bethany-May Howard pode ser vista aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.