Recentemente, uma matéria da Bloomberg trouxe várias novidades em relação ao futuro “GTA 6”, um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos. Segundo a notícia, a Rockstar estaria tentando realizar algumas mudanças internas na empresa e isso reflete na produção do sexto título da franquia.
Na realidade, porém, não devem ser muitas as alterações. Em um artigo para a CBR, a colunista Bethany-May Howard indica que “GTA” sempre apresentou críticas relacionadas à política e a cultura social, com comentários satíricos em cima dos EUA.
Howard exemplifica essa afirmação com os protagonistas de “GTA 5”: a jornada de Michael comenta sobre a busca excessiva pelo dinheiro e como essa ganância pode prejudicar a “verdadeira felicidade”. Enquanto isso, Trevor simboliza as discussões sobre pobreza e violência. Já o personagem de Franklin destaca as questões raciais que os negros enfrentam no país estadunidense.
Com isso, a autora afirma que a Rockstar deve se manter próximo dessa essência, caso a empresa tenha o desejo de recuperar a confiança do seu público e continuar com o objetivo de fazer com que “GTA 6” seja um sucesso como foi no passado.
Por outro lado, Howard também constata que o combate à cultura misógina na Rockstar terá um impacto altamente positivo para o desenvolvimento do jogo, e mostra que a escolha por uma protagonista feminina e latina é um progresso. A personagem, nesse sentido, pode ser uma oportunidade para dialogar com questões de machismo e racismo contra hispânicos.
Leia mais:
- Stray: tudo sobre o jogo do gato que está dando o que falar; confira no podcast do Olhar Digital
- “FIFA 23”: Veja as novidades do Modo Carreira
- “CoD: Warzone” lança nova atualização para corrigir dano de armas; veja
Além disso, a escritora reitera que a violência e personagens caricatos de “GTA” não devem desaparecer por completo. No entanto, as piadas ofensivas no game não devem ser exibidas como algo que incentive os fãs a reproduzirem e tais personagens não devem mais ser recompensados como acontecia anteriormente.
A chegada de “GTA 6” deve demorar ainda alguns anos, com alguns rumores de que o lançamento poderia ocorrer em 2024. A matéria da Bloomberg citada também revelou planos originais da Rockstar, que planejava ter 4 protagonistas e 3 cidades no game – o jogo terá dois protagonistas e apenas uma cidade inspirada em Miami.
A matéria completa de Bethany-May Howard pode ser vista aqui.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!