Na manhã desta sexta-feira (12), a Xiaomi realizou mais um evento ao vivo para o anúncio de um novo produto, o CyberOne, um protótipo de robô humanoide funcional.

Assim, a empresa chinesa mostrou que não está focada apenas no convencional, e de quebra ainda deve ter deixado os executivos da rival Tesla preocupados. Inclusive, o visual do CyberOne é lembra muito o do robô da empresa de Elon Musk, que por enquanto não passa de uma promessa.

publicidade
 CyberOne, o robô humanoide da Xiaomi
CyberOne, o robô humanoide da Xiaomi / Divulgação: Xiaomi

Agora vamos conhecer melhor o robô da Xiaomi. O CyberOne tem 1,77 m de altura, pesa 52 kg, é apelidado de “metal bro”, ou “irmão metálico”. Vale lembrar que esse é o segundo robô construído pela Xiaomi Robotics Lab, divisão robótica da empresa, já que o CyberDog foi lançado em agosto de 2021.

Os dois robôs da Xiaomi, CyberOne e CyberDog / Imagem: Twitter/ abigoabi

O CyberOne tem um “rosto” formado por um painel OLED curvo para expressar suas “emoções”. Ele consegue enxergar o mundo em 3D com suas câmeras, assim como ouvir tudo que acontece com seus dois microfones. Esses microfones possibilitam ao robô identificar até 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoções humanas.

publicidade

Além disso, seu corpo tem 21 graus de liberdade (‘Degree of Freedom’ ou DoF) dividas em 13 articulações, com um tempo de resposta de 0,5ms. Seus membros superiores possuem torque de saída com até 30 Nm (Newton-metro), podendo operar com precisão de até 1Nm para um toque suave. As suas pernas se conectam por atuadores com um pico de torque instantâneo de até 300 Nm.

Leia mais

Apresentação do robô humanóide da Xiaomi

Resultado da selfie tirada pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun, junto com seu robô humanóide.
Imagem: Twitter/ Lei Jun

Em sua apresentação, o CyberOne deu uma curta caminhada até o meio do palco, e chegou a dar uma flor para o CEO da Xiaomi, Lei Jun. Depois disso, ele tirou uma selfie com Lei e depois saiu do palco andando tranquilamente. Confira no vídeo abaixo como foi esse momento:

publicidade

Preço do robô humanóide da Xiaomi será bem salgado

Apesar de já ter sido apresentado para o mundo, isso não significa que o robô humanoide da Xiaomi já esteja perto de ser vendido ao público. O fato dessa ser uma tecnologia muito cara foi um dos argumentos de Lei Jun, pois o valor de construção gira em torno de 600.000 a 700.000 yuans (cerca de R$ 452.485,95 a R$ 527.900,28). Assim, ainda não é viável para a empresa colocar o CyberOne no mercado. Pelo menos por enquanto, a gigante chinesa de tecnologia vai continuar aprimorando seu trabalho para um lançamento comercial futuro.

Via Engadget

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!