O órgão regulador da China agora possui todas as informações sobre os algoritmos de gigantes da tecnologia, como o TikTok e o WeChat. Essa é a primeira vez que autoridades possuem informações tão completas de como as companhias operam. 

Alguns especialistas não descartam a possibilidade da ação comprometer segredos corporativos, afinal, os algoritmos são, essencialmente, a base de como as redes sociais definem a navegabilidade dos usuários. 

Leia também!

Até agora, foi divulgada uma lista de 30 algoritmos de empresas, como Alibaba Group Holding, Meituan, WeChat, ByteDance (dona do TikTok), Xiaomi, e Kuaishou (Kwaii da China). Os dados mostram como essas companhias coletam dados de usuários, fazem recomendações personalizadas e até gerenciam seu conteúdo. 

publicidade

Apenas breves descrições dos algoritmos estão disponíveis ao público, mas as autoridades receberam informações muito mais detalhadas, o que prova que, até agora, as empresas de tecnologia estão cooperando com o governo da China, mesmo não tendo muitas escolhas. 

A Administração do Ciberespaço da China (CAC) até agora requer apenas informações básicas, mas pode solicitar informações adicionais a qualquer momento, caso entenda que as empresas estão abusando de seu poder.

Logo da ByteDance e TikTok
Imagem: Shutterstock

De acordo com a mídia chinesa, a decisão foi tomada, pois as empresas de tecnologia têm usado seus algoritmos para invadir a privacidade dos usuários, influenciar e até manipular suas escolhas. 

O que gerou a implementação do Sistema de Arquivamento de Algoritmos do Serviço de Informação na Internet, em Pequim. Com isso, plataformas que continham algoritmos que tem “atributos de opinião pública ou capacidade de mobilização social”, devem fornecê-los.

Via: GizChina

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!