O Ministério da Saúde determinou o retorno da dose zero da vacina tríplice viral (vacina que abrange caxumba, sarampo e rubéola) em quatro estados brasileiros. A decisão vem após um caso suspeito de rubéola na cidade de Trindad, na Bolívia, país vizinho que coloca a região fronteiriça em risco. 

Em nota técnica, enviada às Secretarias Estaduais de Saúde de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia, a pasta orientou que o imunizante seja aplicado em crianças de seis a 11 meses. O Ministério teme a reintrodução do vírus no Brasil. 

publicidade
Teste de rubéola (ilustrativo). Imagem: shutterstock/Babul Hosen

Em nota, a SES de Mato Grosso do Sul comunicou a retomada: 

“O Ministério da Saúde comunicou ao Estado de Mato Grosso do Sul quanto a situação da rubéola, e rumor de caso da doença no município de Trinidad na Bolívia. Assim, para evitar a reintrodução do vírus da rubéola no país, e visando proteger a população, o Ministério da Saúde autorizou a Secretaria de Estado de Saúde a informa aos municípios a retomada da dose zero da vacina tríplice viral para crianças de seis a 11 meses de idade. A SES/MS esclarece que o Ministério da Saúde informará oportunamente quando a dose zero deverá ser interrompida nos estados que fazem fronteira com a Bolívia.” 

publicidade

De acordo com informações do G1, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) explicou que a vacina contra a rubéola (tríplice viral) é aplicada normalmente em crianças de 12 meses. A chamada dose zero funciona com uma dose extra antes da aplicação “oficial”. 

As crianças que receberem a dose ainda terão a vacina usual aplicada, ou seja, a dose extra é emergencial e não será contabilizada na vacinação de rotina – elas tomarão a dose zero e a dose um. 

publicidade

Leia mais! 

No Brasil, o último caso endêmico de rubéola ocorreu em 2008. Em 2015 o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a declaração de área livre da circulação do vírus da rubéola. 

publicidade

Dia D de vacinação em SP ocorre neste sábado (20) 

O governo do estado de São Paulo anunciou que irá começar, no próximo sábado (20), a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças de 3 a 4 anos. Jovens de até 15 anos também poderão atualizar a carteira de vacinação e se imunizar contra outras doenças no chamado Dia D da Multivacinação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!