Duas décadas após o início da produção do CC8S, o seu primeiro supercarro esportivo, a marca sueca Koenigsegg decidiu lançar uma nova versão do modelo com toques modernos.
O resultado do projeto comemorativo é o CC850, apresentado pela primeira vez na última sexta-feira (19) durante o Monterey Car Week 2022, um dos eventos mais importantes do meio automotivo.
![Koenigsegg CC850](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg-cc850_02-1024x596.jpg)
O hipercarro aproveita muito do modelo original, com elementos que remetem a época, o mesmo sistema de abertura de portas e o teto removível. As lanternas traseiras também são parecidas com a de outro veículo da mesma família, o CCX.
![Koenigsegg CC850](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg-cc850_03-1024x717.jpg)
Na cabine, continuando com o tema retrô, há um painel de instrumentos totalmente analógico.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg-cc850_05-1024x573.jpg)
Potência de respeito
Quando o assunto é potência, o CC850 não economizou. O veículo traz a versão mais moderna do motor V8 desenvolvido pela Koenigsegg, uma unidade twin-turbo de 5,0 litros que gera 1.169 cv com gasolina comum e 1.366 cv com etanol E85 (uma mistura com 85% de álcool vendida na Europa). Mais que o dobro da cavalaria do irmão mais velho, com 665 cv.
Apesar dos números, a fabricante afirma que a ideia não é quebrar recordes de desempenho com o novo hipercarro, o que fica para outros modelos da marca, como o Jesko e o Gemera.
Câmbio automático e manual
Outro grande diferencial é a presença da nova versão do câmbio de 9 velocidades da montadora. Apesar de automático por padrão, a transmissão possui um modo chamado ‘Engage Shift System’, que permite operar como uma transmissão manual de 6 velocidades. Há até um pedal de embreagem disponível para quem prefere guiar com o recurso ativado.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg-cc850_04-1024x573.jpg)
Veja também:
- Koenigsegg quer bater recorde de velocidade do Bugatti Chiron
- Com 335 cv, primeiro motor elétrico da Koenigsegg cabe dentro de uma mochila
- Bugatti apresenta novo supercarro conversível com quase 1.600 cavalos
Segundo a Koenigsegg, serão apenas 50 unidades produzidas. Número escolhido para combinar com a idade do fundador e CEO da marca, o sueco Christian von Koenigsegg. O preço e mais detalhes do veículo ainda não foram divulgados pela empresa.
“O CC850 é uma homenagem ao carro mais significativo da história da Koenigsegg”, disse o executivo em comunicado. “O CC8S nos colocou no mapa e nos fez bem-sucedidos. Comemorar 20 anos da sua produção com o meu 50º aniversário parecia o momento certo para revelar o CC850”.
![Koenigsegg CC8S](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/08/koenigsegg-cc8s-1024x603.jpg)
Vale recordar que o CC8S foi apresentado ao público no Salão Internacional de Paris em 2000, entrando em produção dois anos depois. Apenas seis exemplares foram construídos. Na época, o CC8S figurava na lista de carros mais potentes do mercado.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!