Moto X30 Pro foi o primeiro smartphone de uma nova geração com câmeras de 200 MP

Por Murilo Benevides, editado por Nick Ellis 23/08/2022 10h41, atualizada em 23/08/2022 10h56
Sensores de câmeras
Sensores de câmeras / Imagem: Mockjc (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2021, a Samsung lançou o ISOCELL HP1, seu primeiro sensor de câmeras de 200 MP, mas o primeiro smartphone equipado com ele só saiu no começo desse mês, o Moto X30 Pro, o primeiro celular do mercado com uma câmera desse tipo.

A Motorola pode até ter saído na frente, mas esse dispositivo deve ser só primeiro de muitos equipados com câmeras de 200 MP. O próximo a ser lançado deve ser da própria Samsung, o Galaxy S23 Ultra, seu futuro aparelho flagship.

Alguns boatos indicavam que o S23 Ultra iria contar com o ISOCELL HP2, mas também é possível que ele conte com o sensor de 200 MP de primeira geração da Samsung, o mesmo usado no Moto X30 Pro. Além disso, vale lembrar que a Samsung já está trabalhando no ISOCELL HP3, terceira geração do seu sensor de 200 MP para smartphones.

Acha 200 MP um exagero? Alguns rumores apontam que a Samsung já estaria trabalhando em um sensor de 450 MP para smartphones.

Sensor de 200 MP da Samsung pode abrir caminho para outras empresas

Após o lançamento da Samsung, a expectativa é que outras empresas também apostem nos sensores de 200 MP para as câmeras dos seus smartphones flagships, o que é uma ótima notícia, pois a troca para sensores com maior resolução pode trazer benefícios reais na qualidade das imagens produzidas.

Até a Apple, que vem apostando em sensores de menor resolução, deve trocar o sensor das câmeras da próxima geração dos iPhones, a Apple de 12 MP para 48 MP. A ideia não é tirar uma foto usando toda essa altíssima resolução, mas sim usar recursos como pixel binning, que combinam pixels individuais em configurações de quatro por quatro ou dois por dois.

E por qual motivo fazer isso? É simples, pixels maiores coletam mais luz, o que torna mais nítidas as imagens captadas em locais com pouca iluminação. Os pixels de 0,64μm do sensor de 200 MP da Samsung são relativamente pequenos, mas 16 deles juntos criam um pixel de 2,56μm.

Com o ISOCELL HP1, será possível tirar fotos de 12,5 MP (com pixels de 2,56μm), fotos de 50 MP (com pixels de 1,28μm) ou até fotos de 200 MP (com pixels de 0,64μm), aproveitando toda a resolução possível.

Por padrão, as imagens salvas serão de 12,5 MP, assim não você não arrisca gastar o armazenamento do smartphone com fotos de 200 MP. Vale lembrar que a Samsung já usa o pixel binning em suas câmeras de 108 MP, que estrearam nos flagships da linha Galaxy S, mas atualmente já chegaram a linhas intermediárias como a Galaxy M.

Leia mais:

Via The Verge e ETNews

Imagem: Mockjc/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Murilo Benevides é redator(a) no Olhar Digital

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.