Tudo pronto para o histórico lançamento do voo de estreia do Programa Artemis, da NASA, que visa estabelecer a presença humana na Lua mais de meio século depois da última vez que astronautas puseram os pés por lá. 

E o Olhar Digital vai transmitir esse evento ao vivo, na segunda-feira (29), a partir das 8h30 da manhã (horário de Brasília), pelo YouTube e em todas as nossas plataformas digitais. Uma programação especial foi planejada pela NASA para esse dia, com a presença de artistas e apresentações musicais.

A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.

Previsto para às 9h33, o lançamento tem uma janela de duas horas para acontecer na segunda-feira. Caso haja qualquer imprevisto, estão reservados os dias 2 e 5 de setembro como datas de backup.

publicidade
Ilustração em 3D mostra a cápsula Orion, que vai decolar rumo à Lua no topo do megafoguete Space Launch System (SLS) na próxima segunda-feira (29). Imagem: Nostalgia for Infinity – Shutterstock

Segundo um comunicado da NASA emitido nesta sexta-feira (26), meteorologistas da Força Espacial dos EUA informaram que a probabilidade de clima favorável na Flórida é de 70%. A principal preocupação nesse sentido é a ocorrência de chuvas dispersas e raios. A lista com todos os critérios meteorológicos para o lançamento está disponível aqui

As equipes técnicas já checaram as unidades hidráulicas nos propulsores do complexo veicular e concluíram os últimos ajustes no interior do módulo de tripulação da Orion, removendo as capas protetoras das janelas e assentos da espaçonave. O indicador de gravidade zero Snoopy também já está devidamente acomodado dentro da cápsula.

Segundo a NASA, as plataformas de serviço dos motores de reforço e do estágio central, bem como os defletores de chama laterais, já foram colocados na posição de lançamento. 

Leia mais:

Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.

Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024. 

E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!