Quando o megafoguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion inaugurarem o programa Artemis, com o lançamento da missão Artemis 1, previsto para o próximo dia 29, nomes de mais de três milhões de pessoas do mundo todo estarão a bordo para uma viagem ao redor da Lua. Isso porque, conforme noticiado pelo Olhar Digital, a NASA fez uma campanha para coletar “passageiros” que irão compor uma lista gravada em um pendrive.

De acordo com o site ExtremeTech, além desse dispositivo, a agência espacial norte-americana planeja embalar uma variedade de objetos e acomodá-los dentro da cápsula: desde bandeiras de diversos países até um parafuso do foguete que lançou a missão Apollo 11, a primeira a pousar astronautas na Lua.

Vários botões e broches do Snoopy farão parte dos 54 kg de carga que voarão na missão Artemis 1. Imagem: NASA

Uma rocha lunar trazida à Terra naquela missão também estará no pacote (só não vai ser uma espécie de “devolução” porque, desta primeira vez, o foguete ainda não vai pousar na Lua). Outros itens – bem incomuns, vale dizer – merecem destaque, como botões do Snoopy e quatro bonecos Playmobil, fabricados pela Lego, com quem a agência tem longos anos de parceria em iniciativas de aprendizagem.

Ao todo, são 54 kg de carga, que também incluem um grande número de adesivos, broches e outras lembranças do programa Artemis que serão distribuídas aos funcionários e colaboradores da NASA. 

publicidade
Milhares de emblemas, broches e adesivos da missão Artemis I estão entre os itens embalados no Kit Oficial de Voo (OFK) pela NASA, que serão oferecidos posteriormente aos trabalhadores da agência e a todos os colaboradores do programa. Imagem: NASA

Leia mais:

Na lista completa publicada pela agência, é possível ver que o Snoopy de pelúcia anunciado em novembro de 2021 como indicador Zero-G também estará a bordo. Isso quer dizer que ele não foi substituído por Shaun, o Carneiro, mas sim que ambos serão companheiros nessa aventura, um representando a NASA, e o outro, a Agência Espacial Europeia (ESA).

Também será encapsulada uma variedade de sementes, que, depois, serão doadas para uma série de organizações educacionais e de pesquisa dos EUA. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!