A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft no início deste ano ocupou boa parte do noticiário da indústria gamer nos últimos meses. Agora, mais uma grande compra pode estar ocorrendo: rumores aponta que a Amazon deve comprar a EA Sports.

As informações foram divulgadas pelo USA Today. A Amazon já apresentou uma proposta para adquirir a EA e segundo as fontes que circularam as especulações, a compra deve ser anunciada ainda nesta sexta-feira (26). Os valores da negociação não foram compartilhados.

publicidade
Imagem: Reprodução/EA
Imagem: Reprodução/EA

No acordo, a Amazon planeja realizar diversos projetos para desenvolver formatos de entretenimento com as variadas propriedades da EA, com games como “Apex Legends”, “Skate”, “Need for Speed” e “FIFA” (futuro “EA Sports FC”) em seu catálogo conceituado.

Com isso, o planejamento da empresa de Jeff Bezos passa por produzir filmes e séries que explorem as histórias de propriedades intelectuais da Eletronic Arts. Por outro lado, o contrário também deve acontecer: jogos que adaptem as produções da Amazon Studios, alcançando maiores níveis de audiência do público em geral.

publicidade

Leia mais:

Especulações envolvendo uma possível compra da EA foram altas nos últimos meses. Algumas notícias chegaram a afirmar que a empresa estaria de olho em possíveis candidatos para vender ou fundir sua estrutura. Além da própria Amazon, a Disney, Apple e NBC Universal foram avaliadas como potenciais companhias interessadas.

publicidade

Curiosamente, o CEO da EA, Andrew Wilson, chegou a rebater boatos anteriores sobre a compra da empresa, em uma teleconferência trimestral no início de agosto. Segundo ele, a EA estaria “a caminho de se tornar a maior desenvolvedora e publisher autônoma de entretenimento interativo do planeta”.

Agora, com a possível aquisição da EA pela Amazon, é necessário esperar pelos próximos capítulos dessa trama.

publicidade

Vale ressaltar que a EA acabou de fechar um contrato milionário para se tornar a patrocinadora oficial da LaLiga, principal campeonato de futebol da Espanha. Objetivo é divulgar o novo nome que o “FIFA” receberá: “EA Sports FC”.

Como a EA cresce durante a desaceleração do mercado de games

Após alguns anos de prosperidade, o mercado de tecnologia e jogos vem sofrendo uma forte recessão e desaceleração econômica, com uma previsão de encolhimento em 1,2% na indústria para este ano. No entanto, algumas empresas estão conseguindo contornar a situação, caso da EA.

Uma reportagem do site Protocol trouxe alguns detalhes das estratégias da EA em meio à queda financeira da indústria dos jogos. A principal medida que preserva o contexto positivo da empresa seria o investimento mais forte nos jogos para celulares. Em 2021, a desenvolvedora gastou cerca de US$ 4 bilhões (aproximadamente R$ 20 bilhões) nessa área.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!