Forte terremoto submarino causa pânico no oeste da Indonésia

Por Gabriel Caldini, editado por André Lucena 29/08/2022 14h50, atualizada em 29/08/2022 15h35
terremoto-indonesia-submarino
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um intenso terremoto submarino atingiu o oeste da Indonésia na manhã desta segunda-feira (29), espalhando pânico entre comunidades costeiras da ilha de Siberut. Não há relatos de fatalidades ou danos sérios.

O tremor, de magnitude 6.5, ocorreu em águas rasas e não apresentou perigo de desencadear um tsunami, segundo a Agência Indonésia de Meteorologia, Climatologia e Geofísica. Outros dois terremotos menores, de magnitudes 5.9 e 5.2, atingiram a província de Sumatra Ocidental mais cedo no mesmo dia.

Leia também:

Medições do Serviço Geológico dos Estados Unidos indicaram que o terremoto ocorreu 170 km a oeste-sudoeste da cidade de Pariaman, a uma profundidade de 18 km e que apresentou uma magnitude de 5.9. Variações deste tipo são comuns em medições iniciais.

Em entrevista à agência Reuters, Novriadi, uma autoridade local em desastres naturais, contou que moradores de vários vilarejos foram evacuados até pontos mais altos. Danos estruturais leves foram encontrados em uma igreja, uma escola e uma unidade de saúde.

Uma terra de terremotos

A Indonésia fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de encontro de diversas placas tectônicas e, portanto, de frequentes e intensas atividades sísmicas.

Em fevereiro deste ano, um terremoto de magnitude 6.2 que atingiu a província de Sumatra Ocidental matou ao menos 25 pessoas e deixou mais de 460 feridos. Em janeiro de 2021, outro tremor de mesma magnitude matou cerca de 100 pessoas e feriu outras 6500 na província de Celebes Ocidental.

Em 2004, o mundo acompanhou um desastre sem precedentes no país, quando um terremoto de magnitude entre 9.1 e 9.3 – o terceiro maior já registrado – desencadeou um tsunami que assolou as áreas costeiras da Indonésia, causando a morte de mais de 130 mil pessoas. Somando os dados de países próximos, dentre eles, a Tailândia, o Sri Lanka e a Índia, o número de fatalidades confirmadas passa de 180 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriel Caldini é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.