Originalmente programada para ser lançada na última segunda-feira (29), a missão Artemis 1, uma viagem não tripulada que vai inaugurar o novo programa da NASA de exploração da Lua e do espaço profundo, foi remarcada para este sábado (3).

Renderização artística mostra o foguete SLS da NASA e a nave Orion decolando da Plataforma de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy para a missão Artemis 1. Créditos: NASA

O reagendamento foi motivado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque (saiba mais detalhes aqui).

Nesta manhã, durante o abastecimento, segundo informação divulgada no perfil oficial dos Sistemas Terrestres de Exploração da NASA no Twitter, foi detectado um vazamento no megafoguete Space Launch System (SLS), desta vez em uma cavidade dos motores.

“As equipes pararam de fluir hidrogênio líquido para o foguete SLS, com um vazamento detectado na cavidade do motor. Eles estão se resolvendo com o aquecimento da área. Aguarde as atualizações”, diz o post, publicado às 8h25 da manhã (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

publicidade

Leia mais:

O lançamento está programado para acontecer durante uma janela de duas horas, que se inicia às 15h17, com transmissão ao vivo pelo Olhar Digital a partir das 14h30, no nosso canal no YouTube e em todas as nossas plataformas digitais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!