A SpaceX planeja lançar um rebocador espacial junto com outro grande lote de satélites de internet Starlink às 23h09 (horário de Brasília) deste domingo (4), com transmissão ao vivo no canal da SpaceX no YouTube.

Um foguete Falcon 9 está programado para decolar da Estação da Força Espacial, em Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, levando 51 satélites para a órbita.

publicidade

Assista ao lançamento:

O lançamento inclui o envio do Sherpa-LTC2, um rebocador espacial fornecido pela empresa Spaceflight. O rebocador transportará uma carga útil para a Missão de Demonstração de Tecnologia Varuna, da Boeing, (Varuna-TDM), que “visa testar as comunicações em banda V para uma constelação proposta de 147 satélites de banda larga não geoestacionários”.

publicidade

O primeiro estágio do foguete será trazido de volta à Terra para um pouso suave no drone Just Read the Instructions, estacionado no Oceano Atlântico. A aterrissagem – a sétima deste booster em particular – está programada para aproximadamente 8,5 minutos após a decolagem.

Leia mais:

publicidade

A SpaceX já enviou mais de 3.000 satélites Starlink para órbita, em um esforço para criar uma enorme constelação de serviços de banda larga direcionados para áreas remotas.

Este será o 40º lançamento do ano da SpaceX e aumentará ainda mais a megaconstelação Starlink. A empresa tem aprovação para lançar 12.000 satélites e pediu a um regulador internacional que aprove mais 30.000.

publicidade

No final de agosto, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, anunciou planos de transmitir conectividade diretamente para smartphones usando Starlink, em conjunto com a T-Mobile. Outro acordo anunciado na terça-feira (30) fará com que o serviço Starlink seja transferido para os navios de cruzeiro da Royal Caribbean.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!