Prós
  • Corpo mais resistente
  • Sensores estão mais precisos
  • Bateria realmente dura mais
  • Wear OS amadureceu bem
Contras
  • Apenas um tamanho (45 mm)
  • Novo sensor não tem uso algum (ainda)
  • Tela always-on muito escura

A Samsung é uma das poucas empresas que ainda apostam suas fichas em smartwatches com sistemas operacionais robustos e completos, praticamente rivalizando sozinha com o Apple Watch. O modelo mais recente dessa linha de dispositivos é o Galaxy Watch 5 Pro e ele é o primeiro “Pro” destes modelos.

Esse modelo aqui é basicamente o que você espera do Galaxy Watch 5 tradicional, mas com corpo mais resistente e mais opções na hora de acompanhar um exercício físico, seja ele qual for. A caixa é em titânio, a bateria é a maior de todos os relógios da Samsung e você só tem um tamanho para escolher se quiser o Galaxy Watch 5 Pro.

publicidade

Leia também

Eu passei os últimos dias usando o Galaxy Watch 5 Pro no pulso para te dizer se ele vale a pena, se os avanços em uma nova categoria de relógios da Samsung fazem valer o custo extra dele. Tudo isso nos próximos parágrafos.

publicidade

Review do Galaxy Watch 5 Pro em vídeo

Design e tela

Por fora o Galaxy Watch 5 Pro tem tudo que você espera de um relógio da Samsung e isso inclui caixa redonda, bordas grossas e pulseira bem alinhada com todo o conjunto. Tudo isso tira proveito de materiais para garantir a sobrevivência do produto mesmo em situações perigosas, como o titânio para segurar quedas e o vidro com parte em safira para riscar menos e tentar não quebrar tão facilmente.

O corpo também vem com certificação IP68, que é suficiente para colocar o Galaxy Watch 5 Pro para medir exercício até mesmo em natação, ou em mergulho de até 50 metros de profundidade – mas não vá até tanto, pois os 5 ATM de garantia aqui prometem pressão da água durante natação e não exatamente em mergulhos tão profundos.

publicidade
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Um detalhe me chamou atenção e ele é uma ausência. Desde o primeiro Galaxy Watch lá de 2018, os relógios da Samsung utilizam uma coroa por cima da caixa e ela é móvel, permitindo controle de recursos da interface de forma mecânica e eu sinceramente acho esse detalhe um dos mais bacanas do aparelho. Ele não existe no novo Galaxy Watch 5 Pro e eu sinto falta, mas entendo o motivo: o novo modelo é voltado para mais esportes e em locais menos amigáveis, então remover partes móveis deixa todo o conjunto mais resistente.

Se você, como eu, não curte a ideia de perder a coroa externa, saiba que mover o dedo por volta da tela dá o mesmo tipo de controle. Como agora é dentro do display sensível ao toque, isso significa que quando ele estiver molhado você terá dificuldade para controlar tudo.

publicidade
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A pulseira, ao menos na unidade de testes, é do modelo esportivo e eu gostei bastante do modo como ela garante que está firme. É uma mistura daquelas de metal e que travam em uma posição específica ao remover gomos das laterais, mas por aqui é só empurrar ou puxar e ajustar corretamente. Depois deste primeiro ajuste, ela abre e fecha com facilidade.

Todo o conjunto é extremamente confortável e isso é mais do que esperado para uma pulseira de borracha. O material desse modelo também deve ser um alívio para quem tem problemas com metal ou couro, mas não fica tão bonito em uma roupa menos esportiva.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O corpo tem apenas um tamanho de caixa, com 45 milímetros e ele ficou bem no meu pulso, mas vai ficar enorme em pulsos mais magros. O que me incomodou foi a espessura do Galaxy Watch 5 Pro, que vem justamente por conta da bateria maior – então tudo bem, é por um bom motivo.

A frente é redonda e não mostra partes sem conteúdo. Ela tem painel AMOLED de 1,4 polegada e é bem visível mesmo com a luz do sol direta. Eu senti que o modo always-on, que deixa a tela ligada o tempo todo, tem pouco brilho em locais bem iluminados e isso acontece mesmo com ele ajustado pro automático. Nessas situações eu me encontrei levantando o pulso mais vezes (que é quando a tela liga por completo), apenas para entender melhor a hora.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

As cores são bem reproduzidas e a resolução é boa o suficiente para não deixar nenhuma parte da interface com quadrados dos pixels.

Atrás a Samsung deixou os sensores com uma barriga maior e isso ajuda tanto no carregamento da bateria, como para deixar todo o conjunto mais próximo da pele e assim as leituras são mais precisas. Sobre o carregador, eu acho que ele tem um imã fraco. Não é difícil esbarrar no cabo e tirar a conexão por indução sem querer.

Hardware e software

Por dentro temos um déjà vu do Galaxy Watch 4 Classic. Digo isso por motivos de: o Galaxy Watch 5 Pro, assim como o Watch 5 sem o sufixo Pro, utiliza o mesmo chip Exynos W920 que existe na geração passada. Isso não chega a ser ruim, já que o desempenho é bom para um relógio, mas eu não demorei muito para encontrar um engasgo aqui e ali.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Eu senti esse engasgo mais comum quando recebia uma notificação qualquer e levantava o pulso para ler. Geralmente eu já tinha terminado o movimento e a tela ainda não estava acesa e exibindo o texto.

Ele vem com 1 GB de RAM e 16 GB de espaço interno que é dividido para apps e também as músicas que você pode sincronizar para escutar sem o smartphone por perto, ou então fotos para mostrar para os amigos.

Rodando no hardware a Samsung continua com o Wear OS do Google, com uma interface proprietária que deixa o visual muito parecido com todos os outros modelos com sistema operacional Tizen. A escolha pelo novo modelo é bacana, já que permite instalar tudo que já foi desenvolvido para Android para os relógios, enquanto entrega melhorias e ajustes exclusivos da própria marca coreana.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Tudo que você já pode monitorar ou acompanhar no Galaxy Watch 4, continua por aqui e o número total de exercícios ultrapassa 90. Isso inclui andar de bicicleta, natação, exercícios em locais fechados, caminhada, corrida e trilha, que a Samsung chamou de “marcha” por aqui e eu não entendi o motivo.

Falando desse exercício específico, ele e o ciclismo permitem um recurso exclusivo do Galaxy Watch 5 Pro que é chamado de Rastrear. A ideia é que você siga o caminho mapeado pelo GPS do relógio e, quando quiser voltar, pode acompanhar o traçado feito no mapa e isso vale até para momentos onde não existem dados carregados.

O retorno tem navegação ponto a ponto e ela pode acontecer até mesmo com voz, se você estiver com fones de ouvido pareados com o Galaxy Watch 5 Pro.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)

Se você resolver andar ou praticar um exercício e esquecer de tocar na tela para que o relógio acompanhe, saiba que o Galaxy Watch 5 Pro pode fazer isso sozinho depois de 10 minutos na atividade. A lista para detecção automática não é tão longa, mas funciona com caminhada, natação e elíptico – além de monitorar o sono, entendo sozinho que você já dormiu.

Durante a atividade, ou mesmo fora dela, é possível monitorar batimentos cardíacos, pressão sanguínea, composição corporal, realizar um eletrocardiograma e até medir a temperatura do corpo…em algum momento. Este último dado tem sensor dedicado e ele é novo, mas no momento a Samsung não usa ele pra nada, nem mesmo para seu próprio app.

Eu conversei com a Samsung e a resposta oficial é que um kit de desenvolvimento já está disponível para os desenvolvedores criarem apps para usar o sensor de temperatura. Depende deles, não da empresa. A resposta é estranha para um recurso novo que ainda não tem uso, mas, né, é a resposta oficial. Então tá.

Ah, claro, todos os dados de todas as atividades podem ser acompanhados na tela do relógio ou no app Samsung Health.

Bateria

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Tudo isso consome energia e se tem uma coisa que o Galaxy Watch 5 Pro tem bastante, é bateria. Ele conta com 590 mAh de capacidade e a promessa de até 80 horas longe da tomada, a maior em toda história da Samsung com os Galaxy Watch. Este é um número muito animador para um tipo de relógio que costuma usar o carregador toda noite, ou no máximo dia sim e dia não.

Eu testei o Galaxy Watch 5 Pro com e sem a tela acesa o tempo todo. A diferença entre os dois cenários foi grande. Com o recurso desligado, recebendo notificações o dia todo, acompanhando meu sono e o meu ronco, com alguma caminhada com o GPS ativado, eu consegui passar do segundo dia com facilidade, mas não para fechar ele e ir pro terceiro.

Com o always-on ativado eu consegui começar a segunda noite sem energia suficiente para acompanhar o sono até o dia seguinte. Nesse momento o carregador é bom o suficiente por ser rápido. Meia hora com ele e a bateria ganha quase 45% de carga. Ter toda energia cheia mais uma vez significa cerca de duas horas de descanso.

Galaxy Watch 5 Pro: vale a pena?

A Samsung já vem sendo a melhor empresa para quem quer um smartwatch e não tem um iPhone pra considerar o Apple Watch. A situação continua exatamente essa em 2022 com o Galaxy Watch 5 Pro, que oferece tudo que é esperado para um Wear OS, só que mais bateria para segurar mais tempo e até mesmo tenta peitar o reinado do esporte com modelos da Garmin, por exemplo.

Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O corpo em titânio e a tela mais duradoura são pontos que chamam atenção do usuário, a bateria maior também. Certamente a carga extra de elétrons ajuda no recurso para retornar de uma trilha, mesmo sem mapa carregado é muito, mas muito bom. E É TRILHA SAMSUNG, não é marcha.

O sensor para temperatura está lá, não tem nenhum uso e a Samsung nem sabe quando ele terá, mas um dia vai – só não agora. O potencial para esse sensor é enorme, seja para ter mais dados do sono, alertar o usuário quando ele estiver começando a ter febre ou sei lá, é tanta coisa.

Enfim, a resposta é sim. O Galaxy Watch 5 Pro vale a pena, mas eu queria ter a opção de tamanho. Muita gente de pulso pequeno vai ficar com a sensação de relógio do Faustão no pulso.

Nossa avaliação
Nota Final
9.1
  • Desempenho
    8.0
  • Design
    9.0
  • Bateria
    9.0
  • Sistema/Interface
    10.0
  • Tela
    10.0
  • Conectividade
    9.0
  • Resistência
    9.0